Fundação Eugénio de Andrade foi extinta, direção sugere criação da Casa da Poesia

Porto, 23 set (Lusa) -- A extinção da Fundação Eugénio de Andrade foi hoje publicada em Diário da República, cabendo agora à Câmara do Porto decidir o que fazer à casa e ao espólio do poeta, disse à Lusa a direção do organismo extinto.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"A casa e o espólio são património da cidade. Portanto, compete à Câmara do Porto decidir o que fazer com aquilo a que, numa cidade que tem a Casa da Música e a Casa das Artes, eu chamaria a Casa da Poesia Eugénio de Andrade", afirmou Arnaldo Saraiva, presidente da direção da agora extinta Fundação Eugénio de Andrade.

O responsável adiantou ter recentemente pedido ao presidente da autarquia, Rui Rio, um encontro para abordar o tema.

A expetativa é a de que "será tomada a melhor decisão em respeito à obra e ao espólio de Eugénio de Andrade, e sem intuitos mercantilistas, que o poeta desprezava", observou Arnaldo Saraiva.

O presidente da direção referiu ainda que, em tempos, apresentou sugestões para o futuro da casa de Eugénio de Andrade "a quem de direito", dizendo que o espaço se deve transformar "na Casa da Poesia", bem como "ter asseguradas condições dignas, que até agora não tinha".

Contactada pela Lusa, a Câmara do Porto confirma o pedido de reunião.

Para Arnaldo Saraiva, a extinção hoje formalizada representa "o começo do fim do pesadelo a que me levou a dedicação e a amizade".

O Diário da República de hoje publica o despacho do Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros de 12 de setembro, que declara extinta a Fundação Eugénio de Andrade, pessoa coletiva n.º 502695757.

Arnaldo Saraiva lembra que o pedido de extinção (aprovado por toda a direção, com exceção do representante do legatário) foi feito ao Governo em dezembro de 2009 e que, legalmente, a resolução devia ser tomada num prazo de 180 dias.

"Foi uma decisão que tardou por incúria e desprezo, até jurídico, causando transtornos e adiando decisões que a direção não esperava enfrentar", observou.

Tópicos
PUB