Fundação Gulbenkian faz balanço positivo da sua I Feira do Livro

A primeira Feira do Livro Gulbenkian, que decorreu na sede da fundação em Lisboa, de 26 de Abril a 08 de Maio, vendeu 41.753 publicações, disse hoje à Lusa fonte do serviço de comunicação da instituição.

Agência LUSA /

Segundo Jorge Wemans, director de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian "esta primeira feira foi saldou-se por um êxito total".

As 41.753 publicações incluem livros, catálogos, brochuras, revistas e partituras.

"Só livros vendidos foram 34.850", disse Jorge Wemans, segundo o qual "feira animou também a loja tradicional da Fundação que registou um número de vendas cerca de três superior ao habitual".

A feira foi visitada por 7.608 pessoas e, adiantou Wemans, "houve muitos pedidos de pessoas fora de Lisboa, interessadas em conhecer o catálogo da feira".

Na I Feira do Livro Gulkbenkian estiveram disponíveis cerca de 500 títulos disponíveis - livros, catálogos, partituras e revistas - que foram vendidos, na sua maioria, a metade do preço de capa e em alguns casos com 60 por cento de desconto.

Jorge Wemans afirmou ser "prematura" pensar na realização de uma nova feira, até fora de Lisboa, "apesar do interesse que suscitou fora da Grande Lisboa".

Por seu lado, António Repolho Correia, responsável pela organização do evento disse que "desde logo a feira teve a mais-valia de chegar junto do cidadão comum, e muitas pessoas ficaram a conhecer a Fundação e as suas actividades a partir dela".

"A feira suscitou um interesse no livro, muitas pessoas ficaram a saber que a Fundação tinha também um serviço editorial, portanto creio que podemos apostar de forma mais forte e agressiva na próxima Feira do Livro de Lisboa", adiantou Repolho Correia.

PUB