Fundação José Saramago recebe chaves da Casa dos Bicos no dia 16
Lisboa, 11 nov (Lusa) - A autarquia de Lisboa entregará a chave da Casa dos Bicos à presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, no dia 16, numa cerimónia simbólica no dia em que o escritor português completaria 89 anos.
"É o primeiro passo para a instalação da Fundação José Saramago na Casa dos Bicos, embora só deva abrir ao público no início de 2012", disse hoje à agência Lusa Sérgio Letria, da fundação.
A cerimónia de entrega das chaves da Casa dos Bicos decorrerá às 12:00 e contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, da presidente da fundação, Pilar del Río, de alguns convidados e do Coro Lopes-Graça, que protagonizará um momento musical.
A sessão assinala o final das obras de adaptação da Casa dos Bicos, onde a Fundação José Saramago se instalará, para abrir ao público no começo de 2012.
Junto à Casa dos Bicos estão depositadas as cinzas de José Saramago, debaixo de uma oliveira.
O processo de instalação da fundação naquele edifício atrasou-se, porque durante as obras de adaptação foram descobertos achados arqueológicos.
A Fundação José Saramago "terá atividades em Portugal e fora de Portugal" e diretores responsáveis por cada setor. Vai "ser um centro de cultura, com música, cinema, apresentações de livros", disse à Lusa Pilar del Río, em junho passado.
No dia 16, em que o escritor e Nobel da Literatura completaria 89 anos, haverá ainda ao final do dia uma homenagem no Teatro Municipal São Luiz, na qual será apresentado "Claraboia", o romance de juventude deixado inédito por José Saramago.
Na sessão, que será conduzida por Nuno Artur Silva e Anabela Mota Ribeiro, estarão Pilar del Río, os escritores Baptista-Bastos, Lídia Jorge, Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, João Tordo, José Carlos de Vasconcelos, Inês Pedrosa e José Luís Peixoto.
O realizador Miguel Gonçalves Mendes, autor do documentário "José & Pilar", e Zeferino Coelho, editor e amigo de longa data de Saramago, estarão também presentes.
Na sessão haverá ainda atuações de Camané, Noiserv, Pedro Gonçalves e Filipe Raposo, que participaram na banda sonora daquele documentário.