Fundação MaCarthur elege 25 "génios" e atribui-lhes bolsas

Chicago, 22 Set (Lusa) - Uma Fundação norte-americana escolheu 25 "génios", a quem atribuirá individualmente, durante cinco anos, uma bolsa de estudos no valor de 337 mil euros, a ser utilizado da maneira que os eleitos entenderem.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Jonathan Fanton, presidente da Fundação MacArthur, comentou que, na altura de entregar os prémios, realizou várias chamadas para os destinatários que, de um modo geral, ficaram em choque com a notícia.

"Houve quem largasse o telefone a dizer que precisava de um minuto para se recompor", contou Fanton.

Entre os galardoados, encontram-se músicos que têm criado novos estilos, médicos e físicos que desenvolvem novos tratamentos e curas para algumas doenças e investigadores que elaboram teses que visam compreender problemas da sociedade.

"Ao apoiar pessoas tão talentosas estamos a fazer com que estas possam desenvolver a sua actividade e a sociedade é que ficará, certamente, a ganhar", concluiu Fanton.

Os "génios" escolhidos são:

- Chimamanda Adichie, escritora e investigadora na área de conflitos raciais.

- Will Allen, fazendeiro que fornece comida saudável para as populações urbanas utilizando técnicas agrícolas de baixo custo.

- Regina Benjamin, médica e dirigente de uma clínica no Estado do Alabama, Estados Unidos, que presta atendimento médico às zonas rurais e zonas carenciadas daquela região.

- Kirsten Bomblies, cientista alemã que estuda as potencialidades médicas das plantas.

- Tara Donovan, escultora de objectos que espelham formas geológicas e biológicas.

- Wafaa El-Sadr, médico e investigador em tratamentos para doenças como a SIDA e a tuberculose.

- Andrea Ghez, astrofísico que pesquisa e tenta identificar novas estrelas e sistemas planetários.

- Stephen Houston, antropólogo que analisa povos antigos, através da interpretação de hieróglifos e artefactos.

- Mary Jackson, cidadã norte-americana que se dedica à preservação do artesanato tradicional da Carolina do Sul, Estados Unidos, local de onde é originária.

- Leila Josefowicz, violinista que tem desenvolvido novos estilos para ampliar o reportório do violino.

- Alexei Kitaev, físico e cientista que tem projectado novas formulas de análise na física e computação quântica.

- Walter Kitundu, compositor que tem experimentado aliar música tradicional e experimental para criar novos instrumentos e produzir obras electro-acústicas.

- Susan Mango, bióloga que tem desenvolvido novas experiências que visam demonstrar como são formados os órgãos humanos, através da utilização conjunta da genética, ecologia e embriologia.

- Diane Meier, cientista que tem elaborado tratamentos mais eficazes para doentes terminais.

- David Montgomery, geomorfologista que estuda as consequências ecológicas na superfície da Terra.

- John Ochsendorf, engenheiro que pretende utilizar a tecnologia para desenvolver métodos que permitam construir edifícios mais eficientes.

- Peter Pronovost, fisíco que tem desenvolvido aparelhos clínicos que pretendem diminuir o erro humano, melhorando a segurança dos pacientes.

- Adam Riess, astrónomo que tem projectado vários dispositivos que pretendem explicar a geometria do universo.

- Alex Ross, crítico musical que tem elaborado novas maneiras de pensar sobre música.

- Nancy Siraisi, historiadora médica que estuda o impacto da teoria e da prática médica na sociedade, cultura e religião.

- Marin Soljacic, físico óptico, tem criado dispositivos eléctricos que funcionem sem pilhas, na tentativa de transmitir potência sem a utilização de fios.

- Sally Temple, neurocientista, tem realizado numerosas pesquisas para encontrar tratamentos mais eficazes que não danifiquem o sistema nervoso central.

- Jennifer Tipton, designer, utiliza a iluminação em palco para evocar humor e acompanhar dança, teatro e ópera.

- Rachel Wilson, neurobióloga experimental, que, através do uso da eletrofisiologia, genética molecular e anatomia, estuda os neurónios cerebrais.

- Miguel Zenon, saxofonista que tem criado novos sons através da junção entre música de Porto Rico e várias formas de jazz.

BZR.

Lusa/Fim.


PUB