"Fundo de Garrafa" é o primeiro single dos "novos" Azeitonas

Miguel Araújo deixou os Azeitonas na noite de passagem, de ano. A banda do Porto tem agora vida nova e novos temas.
No Jornal 2 , Mário Marlon Brandão, fala de "Fundo da Garrafa" lançado no mercado à dias, e promete novo single ainda antes do Verão.
"Para já vamos arrancar com uma tourneé em auditórios, o de Gondomar a 25 de fevereiro é o primeiro. No verão passamos aos concertos de ar livre e em setembro / outubro, voltamos às salas pequenas antes do lançamento do novo album", garante a voz dos Azeitonas.

RTP /
Miguel Araújo, guitarrista e principal compositor e letrista do grupo, encetou em 2012 uma carreira a solo. Agendas incompatíveis com as da banda que formou em 2002 ditaram a separação.

Marlon, Luísa "Nena" Barbosa e João "Salsa" Salcedo mantém o projeto dos Azeitonas vibrante. Os três músicos estão já a trabalhar nos temas temas novos que farão parte do novo álbum.

Olhando o mundo, as mudanças que Donald Trump introduziu, mas também as imagens das manifestações nos Estados Unidos ou na Roménia, Marlon não afasta a possibilidade de música com conteúdo politica e socialmente mais interventivo.

"A inspiração para as nossas baladas vem da vontade de fazer música e do que nos rodeia. Não me admira que todas estas mudanças nos possam influenciar. E uma daquelas coisas que quando chegar, chegou", diz Marlon no Jornal 2.

"Fundo da Garrafa" é para já o primeiro single da nova era. Um trabalho de composição de João Salcedo.

O tema de Salsa não é absolutamente novo. Em 2011 foi interpretado pela primeira vez pel'Os da Cidade. Em 2016 era tocado pelos Azeitonas no Coliseu do Porto. A música ganha agora um video que lhe dá uma roupagem completamente nova.

O argumento é de Nuno Markl, o trabalho de animação volta a ser da responsabilidade do Col.A (Colectivo de Animação).

"Fundo de Garrafa" acompanha a personagem do vilão de "Cinegirasol", single que o grupo deu a conhecer em Abril do ano passado, e no qual Miguel Araújo ainda trabalhou.

No site da banda fica claro que este novo trabalho não rompe com o que de melhor os Azeitonas nos habituaram. Faz um caminho alternativo, mantém a sonoridade e a poesia.

"No fim da aventura de "Cinegirasol", a rapariga mais bela da freguesia e o jovem tímido ficam juntos e vivem felizes para sempre.
Depois de um final feliz, nunca ninguém quer saber dos vilões para nada...Esta é a história do que se passou a seguir com o garboso rival. Uma história de solidão, sonhos por cumprir e as voltas que a vida dá e que nós damos à vida. Os vilões também têm sentimentos..."
PUB