"Garganta Funda" vende os direitos da sua história a Tom Hanks

A empresa de produção do actor Tom Hanks comprou os direitos da história de Mark Felt, o antigo responsável do FBI (serviços secretos internos) que, sob o pseudónimo de "Garganta Funda", informou os jornalistas que investigavam o escândalo Watergate.

Agência LUSA /
DR

O Daily Variety informou quinta-feira que os direitos cinematográficos foram comprados pela Universal em benefício da sociedade de produção Playtone, que pertence ao actor Tom Hanks e a Gary Goetzman.

No total, o montante da transacção, que inclui os direitos de edição da história que conduziu à demissão do presidente Richard Nixon em Agosto de 1974, eleva-se a um milhão de dólares (826.000 euros).

No âmbito deste contrato, a Universal comprou também os direitos da história do advogado John O`Connor, autor do artigo que revelou a identidade do "Garganta Funda", na edição de Maio da revista mensal Vanity Fair, pondo assim fim ao segredo mais bem guardado nos Estados Unidos nos últimos 30 anos.

O artigo da Vanity Fair, o livro de memórias de Felt, escrito em 1979, assim como um outro livro que Felt e O`Connor prevêem escrever estão também incluídos no contrato.

O New York Times precisou, por seu lado, que a editora Public Affairs publicará o conjunto das memórias de Felt sobre a sua vida e as relações com o jornalista do Washington Post Bob Woodward.

Este livro, que será publicado no início do próximo ano, deverá misturar as memórias de Mark Felt e textos escritos por John O`Connor.

Paralelamente, Bob Woodward vai também publicar um livro no início de Julho na editora Simon and Schuster, que será intitulado "The secret man: The Story of Watergate`s Deep Throat" (O homem secreto: a história do Garganta Funda de Watergate").

Bob Woodward e Carl Bernstein são os autores dos artigos sobre a participação de responsáveis da administração Nixon no assalto em 1972 ao edifício de apartamentos Watergate, em Washington, onde funcionavam os escritórios da Comissão nacional do Partido Democrata.

PUB