"Gatilho da felicidade", de Ana Borralho e João Galante, estreia-se hoje em Lisboa

por Lusa

Lisboa, 16 mar (Lusa) -- Um jogo de realidades entre a tristeza e a alegria é como a artista Ana Borralho define o espetáculo "Gatilho da felicidade", que sobe hoje ao palco do Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa.

Concebido em parceria com João Galante, "Gatilho da felicidade" é, igualmente, um jogo mortal em busca da felicidade e um espetáculo que usa o jogo como fonte de discurso, de acordo com os seus criadores.

O espetáculo, que tem hoje a estreia portuguesa, teve uma primeira apresentação em Valenciennes, em França, no passado dia 01, culminando uma residência artística de Ana Borralho e João Galante, realizada durante o mês de fevereiro no teatro Le Phénix, naquela cidade francesa.

"Já te sentiste à beira da loucura? O que é mais fácil, esquecer ou perdoar? Alguma vez te sentiste atraído por alguém da tua família?" são algumas das interrogações levantadas durante o espetáculo, que propõe "um jogo mortal em busca da felicidade", estabelecendo esse "jogo como fonte de discurso".

"A festa e o jogo" são "elementos potenciadores de alegria, desgraça, intimidade e fuga à solidão", um jogo "de realidades entre a tristeza e a alegria", `disparado` pela ação dos seus intérpretes, como afirmam.

Em "Gatilho da felicidade" levantam-se ainda questões sobre a inevitabilidade de "repetir os comportamentos dos nossos pais" ao mesmo tempo que revisita momentos de maior ligação aos pais ou a um deles.

Com conceito e direção artística de Ana Borralho e João Galante, "Gatilho da felicidade" tem desenho de luz de Thomas Walgrave, som de Pedro Augusto e colaboração dramatúrgica de Fernando J. Ribeiro.

As apresentações envolvem grupos de 15 a 25 jovens adultos, de cada local, onde a peça se instala, num trabalho contínuo com os criadores da obra.

No Teatro Maria Matos, "Gatilho da felicidade" vai estar em cena até domingo, com sessões, hoje, às 15:30, para escolas e adolescentes, e na sexta-feira e no sábado, às 21:30, e, no domingo, às 18:30.

"Gatilho da felicidade" é coproduzido pelo Teatro Municipal Maria Matos Teatro Municipal, com o centro sueco para a juventude Jonk, em Jönköping, e ainda com os teatros francesas Nouveau Théâtre de Montreuil, Le phénix - Scène Nationale Valenciennes, polo europeu de criação, e o Le Boulon Centre National des Arts de la Rue de Vieux-Condé.

No ano passado, Ana Borralho e João Galante, que têm atuado em particular em palcos internacionais, envolvendo muitas vezes habitantes locais, apresentaram "Atlas" - "um atlas da organização social humana" -, trabalho desenvolvido no âmbito da série dedicada à mitologia grega, em Poitiers, França, no Festival À Corps.

Tópicos
pub