Gérard Depardieu distinguido com Prémio Douglas Sirk em Hamburgo
O actor francês Gérard Depardieu foi distinguido com o Prémio Douglas Sirk, atribuído pelo Festival de Cinema de Hamburgo, pela sua contribuição para a cultura cinematográfica, informou a organização do certame.
Num comunicado, Albert Wiederspiel, director do Festival, considerou que, embora continue radicado na "tradição francesa", Depardieu "é uma grande estrela" e "um dos grandes actores do nosso tempo".
O actor, de 57 anos, entrou em mais de 150 filmes, entre os quais "Novecentos", de Bernardo Bertolucci, "O último metro", de François Truffaut, e "Danton", de Andrej Wadja.
Tiveram especial destaque na sua carreira os papéis de "Cyrano de Bergerac", no filme homónimo de Jean-Rappeneau, do imigrante francês Georges em "Green Card", de Peter Weir, de Jean Valjean, na série "Os miseráveis", sobre o romance homónimo de Victor Hugo, e de Obélix, na série de filmes sobre Astérix e os outros invencíveis gauleses, personagens de BD criadas por de Goscinny e Uderzo.
Depardieu receberá o prémio Douglas Sirk no dia 10 de Outubro em Hamburgo, por altura da estreia na Alemanha do filme "Quand j`étais chanteur", de Xavier Giannoli.
O Festival de cinema de Hamburgo decorre este ano entre os dias 05 e 12 de Outubro.
Nascido na Alemanha, Detlef Sierck de seu nome de baptismo, Sirk iniciou-se no cinema em pleno nazismo e emigrou em meados dos anos 30 para os Estados Unidos, onde viria a transformar-se num "mestre do melodrama".