Gestora Francisca Carneiro Fernandes eleita presidente de federação cultural Pearle

A gestora portuguesa Francisca Carneiro Fernandes foi eleita presidente da federação de associações europeias de artes performativas Pearle, para o biénio 2025-2027, foi hoje anunciado.

Lusa /

A eleição dos corpos sociais desta federação aconteceu durante a 69.ª conferência da Pearle, que decorreu na quinta-feira e hoje em Atenas.

Francisca Carneiro Fernandes foi eleita presidente da assembleia-geral da Pearle enquanto representante da Performart -- Associação para as Artes Performativas em Portugal, da qual é atualmente associada honorária.

"Enquanto membro da direção da Performart já tinha sido eleita há dois anos para a Pearle, mas fui agora escolhida presidente para o próximo mandato", referiu Francisca Carneiro Fernandes à agência Lusa.

Francisca Carneiro Fernandes fez parte dos órgãos sociais da Performart (2023-2025) em nome da fundação Centro Cultural de Belém, instituição que presidiu até 2024 e da qual foi exonerada no final desse ano.

Terminando funções no CCB, manteve-se na Performart como associada honorária, explicou.

"A Performart decidiu que eu iria continuar com o dossier [Pearle]. Delegaram em mim a representação da Performart junto da federação europeia", esclareceu.

Atualmente Francisca Carneiro Fernandes é administradora executiva da empresa municipal de gestão de obras públicas GoPorto, da Câmara Municipal do Porto.

Sobre a Pearle, Francisca Carneiro Fernandes explicou que "é uma federação que constitui uma rede de associações europeias" ligadas às artes performativas, em particular, música, teatro e dança.

"É consultada pela Comissão Europeia, faz lobby sobre diretivas europeias, questões de mobilidade, tem um papel importante no diálogo social junto das entidades empregadoras e sindicatos, dentro das artes performativas", enumerou.

Com sede em Bruxelas, esta rede europeia Pearle, da qual a Performart é o único membro português, foi criada em 1991 e representa cerca de 13 mil organizações e associações do setor das artes performativas ao vivo.

Tópicos
PUB