Gloria Estefan despede-se dos palcos em Miami
A cantora cubano-norte-americana Gloria Estefan despede-se musicalmente dos palcos com dois concertos em Miami, a cidade onde se lançou na fama na década de 1980 com o seu grupo "Miami Sound Machine".
Depois de uma carreira recheada com 23 discos e 70 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, a artista despede-se dos seus seguidores que por mais de duas décadas a viram como baluarte cultural e referência musical daquela cidade da Florida.
Os dois concertos, sábado e hoje, decorrem no American Airlines Arena, após terem sido cancelados nos dias 25 e 26 de Setembro passado, devido à ameaça do furacão "Jeanne" sobre a Florida.
Gloria Maria Fajardo nasceu a 1 de Setembro de 1957 em Havana, e quando contava 16 meses, juntamente com a sua família, deixou a ilha de Cuba poucos meses depois da chegada ao poder de Fidel Castro, a quem sempre se opôs publicamente.
A artista, casada desde 1978 com o promotor e produtor musical de origem cubana Emílio Estefan, lançou-se muito jovem no mundo da música como vocalista da banda "Miami Sound Machine".
O grupo vendeu, entre 1976 e 1987, dezenas de milhões de discos e os seus temas, como "Conga" e "Dr. Beat", alcançaram os primeiros lugares das listas de discos de todo o mundo em meados da década de 1980, pouco antes de Gloria se lançar a solo e conseguir o seu maior êxito internacional com o álbum "Mi tierra" (1993).
A despedida de Gloria é somente dos grandes palcos norte- americanos, porque a cantora prometeu manter-se activa na música, através da composição e em esporádicas actividades ou festivais de música.
Com a tournée "Re-Wrapped", Gloria percorreu 24 dos grandes palcos dos Estados Unidos com êxito e até incidentes como o que ocorreu num dos shows quando um fã enlouquecido se lançou sobre a cantora, que graças à sua experiência soube manter o controlo.
Com um grupo de 18 músicos e 10 bailarinas, a tournée "Re- Wrapped" pretende ser um resumo da sua ampla carreira - entrecortada por um aparatoso acidente em 1990, que quase lhe custou a vida, e pelo nascimento dos seus filhos - que inclui êxitos como "No serã fácil", "Don+t Wanna Lose You" e "Always Tomorrow".
Coincidindo com a sua despedida, a cantora fez esta semana uma campanha publicitária a favor de Miami, com uma apelo aos turistas a que visitem a cidade da Florida, que não sofreu danos apesar da recente ameaça de quatro furacões em apenas um mês. Gloria Estefan aproveita a sua despedida para preparar a venda, a 26 de Outubro, do seu novo álbum "Amor e Suerte", uma recompilação das suas baladas em espanhol.