Goran Bregovic apresenta a música "explosiva" da Wedding & Funeral Band em Guimarães

Porto, 26 Fev (Lusa) - O guitarrista e compositor Goran Bregovic apresenta sábado no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, a música "intensa e festiva" da sua Wedding & Funeral Band, com sete músicos e duas vozes femininas.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A música do compositor sérvio da Bósnia-Herzegovina, nascido em Sarajevo, caracteriza-se pela forma como combina a rica tradição musical do seu país com elementos de rock e jazz, mantendo a dimensão festiva da música da ex-Jugoslávia e uma energia contagiante nas suas apresentações ao vivo.

Goran Bregovic traz na bagagem o álbum "Tales and Songs for Weddings and Funerals", com a sua brass band (orquestra de metais) cigana, composta por sete músicos e duas vozes femininas da Bulgária.

Além de Goran Bregovic (guitarra/sintetizador e voz), a Wedding and Funeral Band integra Alen Ademovic (percussão tradicional e voz), Bokan Stankovic (trompete), Dalibor Lukic (trompete), Stojan Dimov (saxofone e clarinete), Aleksandar Rajkovic (trombone e glockenspiel), Milos Mihajlovic (trombone), Dejan Manigodic (tuba) e as vocalistas Ludmila Radkova-Trajkova e Daniela Radkova-Aleksandrova.

No alinhamento do concerto vão também fazer parte algumas das suas mais famosas composições para as bandas sonoras dos filmes de Emir Kusturica, nomeadamente "O Tempo dos Ciganos", "Arizona Dream" e "Underground".

Com "uma dimensão de festa, ironia e drama inigualável", a música de Goran Bregovic é "intensa e explosiva" e abrange desde a música cigana às harmonias vocais da Bulgária, do folclore croata e da música religiosa sérvia, até aos sons do rock e jazz.

Não é a primeira vez que Goran Bregovic visita Portugal, tendo-se apresentado recentemente na Casa da Música e no Casino de Lisboa.

Filho de pai croata e mãe sérvia, Goran Bregovic tornou-se uma vedeta na Europa de Leste durante a década de 70, enquanto líder da banda rock jugoslava, "Bijelo Dugme", com a qual gravou treze discos.

Mas o reconhecimento internacional surgiu mais tarde quando começou a assinar algumas das mais famosas bandas sonoras de sempre, para o realizador (e também músico) Emir Kusturica, que recentemente esteve uma vez mais em Portugal, nomeadamente no Coliseu do Porto, integrado na No Smoking Band de Nelle Karajlic.

Bregovic conheceu Emir Kusturica, no início da década de 80, quando este ainda começava a sua carreira como cineasta e tocava baixo num grupo punk.

A amizade que os uniu fez com que passassem a frequentar as mesmas festas e a partilhar o amor pelo rock.

Já no final dos anos 80, Bregovic dissolve o seu famoso grupo, com o qual já havia vendido milhões de discos, e Kusturica convida-o para compor a música do seu filme "O Tempo dos Ciganos".

Começou, assim, uma frutífera colaboração entre ambos que se seguiu com o filme "Arizona Dream" (que conta com a participação do norte-americano Iggy Pop) e "Underground" (no qual participa a cantora cabo-verdiana Cesária Évora).

A música de Goran Bregovic foi, durante este período, insubstituível no peculiar universo de Emir Kusturica, o que lhe valeu o merecido reconhecimento internacional.

Em 1994, Bregovic vence a Palma de Ouro para a melhor banda sonora, em Cannes, pela música de "A Rainha Margot", de Patrice Chereu, repetindo o feito no ano seguinte, com "Underground", de Kusturica.

PF.

Lusa/Fim


PUB