Governo diz que unidade hoteleira vai suportar investimentos no novo módulo cultural
Lisboa, 03 Jul (Lusa) -- O ministro da Presidência afirmou hoje que a construção de uma unidade hoteleira "de excelência" no Centro Cultural de Belém (CCB) permitirá pagar na totalidade o investimento na construção de um novo módulo cultural neste espaço.
Em conferência de imprensa, Pedro Silva Pereira disse que a construção dos dois novos módulos do CCB -- um com uma componente hoteleira e outro com fins culturais -- "não implicará qualquer encargo adicional para o Estado".
"O que está previsto pela Fundação CCB é que o módulo que diz respeito à utilização de uma unidade hoteleira de excelência permitirá sustentar o investimento no módulo cultural", apontou o membro do Governo.
De acordo com o ministro da Presidência, com esta solução "consegue-se juntar o útil ao agradável, tornando viável a execução deste projecto, tal como estava previsto no projecto inicial feito nos anos 80".
"A resolução agora aprovada em Conselho de Ministros visa sobretudo a conclusão do projecto inicial do Centro Cultural de Belém, que nunca foi terminado. Há espaço disponível na vizinhança dos actuais módulos do CCB e que têm estado subaproveitados, sem a utilização inicialmente prevista", referiu o ministro da Presidência.
Segundo Pedro Silva Pereira, "pretende-se agora concluir esse projecto do CCB, construindo os dois módulos em falta, tendo um deles uma valência cultural".
"Esse módulo cultural incluirá um novo auditório de média dimensão -- o CCB tem actualmente um de grande e outro auditório de pequena dimensão -, terá um espaço adicional para exposições e ainda um espaço para utilização de uma biblioteca", adiantou o membro do executivo.
Pedro Silva Pereira considerou "muito importante a valorização do CCB", alegando que esta fundação "tem sido um projecto de sucesso do ponto de vista cultural em Portugal".
"Pretendemos agora aproveitar este projecto que está há muitos anos na gaveta, trazê-lo à luz do dia e concretizar o sonho inicial do CCB delineado nos anos 80", acrescentou.
O ministro da Presidência disse ainda esperar que o projecto de construção de mais dois módulos no CCB "se desenvolva imediatamente" e frisou que as comemorações do centenário da República se prolongarão até 2011, momento da aprovação do centenário da Constituição da República".
"O cronograma [de desenvolvimento do projecto] será depois apresentado pela Fundação CCB, que será a entidade promotora. Nessa altura, verificar-se-á exactamente qual a fase de conclusão do projecto", justificou.
PMF.