Governo francês condecora Luís Miguel Cintra

por Agência LUSA
DR

O actor Luís Miguel Cintra receberá dia 19, em Lisboa, no Teatro da Cornucópia, a Ordem das Artes e Letras no grau de oficial com que foi distinguido pelo Governo francês.

A condecoração será entregue pelo embaixador da França em Lisboa, Patrick Gautrat, anunciou hoje o Teatro da Cornucópia.

No mesmo dia serão celebrados naquele teatro os 80 anos da actriz Glicínia Quartim, que pertenceu ao núcleo fundador da Cornucópia.

A actriz tem participado em várias peças desta companhia, nomeadamente, "O Misantropo", "Terror e Miséria no III Reich", "Pequenos Burgueses", "O Sonho", "Primavera Negra", "Triunfo do Inverno", "Barba-Azul", "O Colar" ou, "A Família Schroffenstein".

No final do espectáculo do dia 19 de Dezembro, realizar-se-á perante o público a entrega a Luís Miguel Cintra pelo Embaixador da França da condecoração que lhe foi atribuída pelo Governo Francês: o grau de "Officier de l+Ordre des Arts et des Lettres".

Luís Miguel Cintra foi também um dos fundadores do Teatro da Cornucópia, em 1973.

Actor, encenador e argumentista, projectou o nome do Portugal através da participação em Festivais Internacionais de Teatro, designadamente Veneza, Avinhão, Paris, Bruxelas e Udine.

No cinema foi dirigido, entre outros, pelos realizadores João César Monteiro, Paulo Rocha, Luís Filipe Rocha, Manoel de Oliveira, Maria de Medeiros, Teresa Vilaverde, João Botelho, Pablo Llorca, Jorge Cramez e John Malkovich.

Além das encenações na Cornucópia, encenou várias produções no Teatro Nacional de São Carlos.

Outra faceta em que se tem destacado tem sido a de declamador, tendo já gravado vários discos.

Nascido em Madrid há 55 anos, iniciou a sua carreira de actor e encenador em 1968 no Grupo de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa. Frequentou a Bristol Old Vic Theatre School, em Inglaterra.

Em 1997 trabalhou como actor em Paris, no Théâtre de la Commune-Pandora, Aubervilliers.

pub