Goya de Melhor Filme para "Volver"

O filme "Volver", do realizador Pedro Almodôvar, conquistou o Goya para Melhor Filme, e Penélope Cruz, actriz principal da longa-metagem, o de Melhor Intérprete Feminina.

Agência LUSA /
Melhor Intérprete Feminina para Penélope Cruz EPA

Os galardões mais importantes do cinema espanhol foram entregues na cerimónia da XXI edição dos Goya, realizada pela Academia Espanhola de Cinema, que continua a decorrer no Palácio de Congressos de Madrid.

"Volver" também foi galardoado com os prémios Goya de Melhor Música.

O filme "El laberinto del fauno", do mexicano Guillermo del Toro, conquistou, por seu turno, sete prémios Goya, entre os quais Actriz Revelação (para a jovem Ivana Baquero), Melhor Guião Original, Melhor Fotografia, Montagem, Som, Efeitos Especiais e Maquilhagem.

O prémio de Melhor Actor foi entregue ao espanhol Juan Diego, pelo seu desempenho em "Vete de mí", e o de Melhor Actor Secundário foi para o também espanhol António de la Torre, pela sua interpretação em "AzulOscuroCasiNegro".

Nesta última película, o actor Quim Gutiérrez recebeu o prémio Goya para Melhor Actor Revelação.

A película argentina "Las manos", de Alejandro Dória conquistou o Goya para Melhor Filme Estrangeiro em língua espanhola, enquanto o filme britânico "The Queen/A Rainha", de Stephen Frears, obteve o Goya para a Melhor Película Europeia.

O tema musical "Tiempo pequeo", interpretado pela cantora espanhola Bebe, recebeu o Goya para Melhor Canção Original.
PUB