Gradiva tem recebido solicitações para compra - Guilherme Valente

Lisboa, 18 Dez (lusa) - O editor e proprietário da Gradiva, Guilherme Valente, afirmou hoje à Lusa que tem recebido muitas solicitações de grupos portugueses e estrangeiros para vender a editora, mas garantiu que nada está decidido.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"A Gradiva é uma jóia e há muita gente interessada. Como não vou deixá-la aos meus filhos, pode ser que seja este o momento", afirmou.

"A Explorer é um grupo de pessoas sérias e correctas que gostam da Gradiva e eu gosto delas, mas não há nada de concreto", acrescentou Guilherme Valente, 65 anos, questionado sobre a possível venda da editora a este grupo.

O responsável pela editora disse que considera que este pode ser um bom momento para vender a Gradiva porque "há muita procura e há muitos grupos que querem fazer concentração".

"Mas há um grupo a que nunca venderei a jóia que é a Gradiva", referiu, recusando explicar esta afirmação.

Segundo o mesmo responsável, os trabalhadores e os autores que publicam na editora serão os primeiros a saber se a editora for vendida.

O Diário de Notícias de hoje avança que o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos "pode recusar ir no pacote da Gradiva" se esta for comprada pela Explorer.

"As negociações entre a Gradiva e a Explorer estão numa fase bastante avançada e José Rodrigues dos Santos poderá não aceitar fazer parte do elenco de autores que iriam juntamente com a chancela para a editora que detém dois dos outros escritores com maiores vendas no nosso país, Margarida Rebelo Pinto e Miguel Sousa Tavares", escreve o DN.

Fonte ligada a este processo disse à Lusa que a hipótese de Rodrigues dos Santos não querer ficar na mesma editora dos outros dois escritores é "disparatada", mas admitiu que este poderá encarar a possibilidade de deixar a Gradiva se a editora for vendida, "qualquer que seja o grupo".

EO.


PUB