Grande Noite do Fado revela fadistas e instrumentistas amadores
Vinte e um fadistas e instrumentistas amadores concorrem este ano à 56ª Grande Noite do Fado, que o Teatro Municipal São Luiz acolhe sábado, em Lisboa, revelou hoje à Lusa fonte da organização, a Casa da Imprensa.
A Grande Noite do Fado dá a conhecer fadistas e músicos não profissionais em três diferentes categorias: séniores, juvenis e instrumentistas.
Segundo José La Féria, este ano concorrem 12 fadistas séniores, seis juvenis e três instrumentistas de guitarra portuguesa, pelo que 13 dos 21 concorrentes são homens.
A par das actuações dos concorrentes, a Grande Noite do Fado contará com a participação de vários fadistas profissionais e já com carreira consolidada, entre os quais Teresa Tapadas, António Pinto Basto, Hélder Moutinho, José da Câmara, Argentina Santos, ou Esmeralda Amoedo, que venceu a primeira edição, em 1953.
A fadista Maria Valejo receberá este ano o prémio carreira.
Do júri deste ano que escolherá os vencedores fazem parte Luís de Castro, Nuno Lopes, Sara Pereira e Nuno Nazareth Fernandes.
A presença de um júri na Grande Noite do Fado foi introduzida em 1998, já que até então os vencedores eram escolhidos pelo maior tempo de palmas que cada concorrente recebia.