Grande Noite do Fado revela fadistas e instrumentistas amadores

Vinte e um fadistas e instrumentistas amadores concorrem este ano à 56ª Grande Noite do Fado, que o Teatro Municipal São Luiz acolhe sábado, em Lisboa, revelou hoje à Lusa fonte da organização, a Casa da Imprensa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A Grande Noite do Fado dá a conhecer fadistas e músicos não profissionais em três diferentes categorias: séniores, juvenis e instrumentistas.

Segundo José La Féria, este ano concorrem 12 fadistas séniores, seis juvenis e três instrumentistas de guitarra portuguesa, pelo que 13 dos 21 concorrentes são homens.

A par das actuações dos concorrentes, a Grande Noite do Fado contará com a participação de vários fadistas profissionais e já com carreira consolidada, entre os quais Teresa Tapadas, António Pinto Basto, Hélder Moutinho, José da Câmara, Argentina Santos, ou Esmeralda Amoedo, que venceu a primeira edição, em 1953.

A fadista Maria Valejo receberá este ano o prémio carreira.

Do júri deste ano que escolherá os vencedores fazem parte Luís de Castro, Nuno Lopes, Sara Pereira e Nuno Nazareth Fernandes.

A presença de um júri na Grande Noite do Fado foi introduzida em 1998, já que até então os vencedores eram escolhidos pelo maior tempo de palmas que cada concorrente recebia.


PUB