Grandes vencedores da 79ª edição dos Óscares em exibição nas salas portuguesas

Filmes como "Entre Inimigos", "A Rainha" ou "O Último Rei da Escócia", que na noite de domingo foram galardoados com estatuetas douradas na 79ª edição dos Óscares, podem ser vistos em salas de cinemas de todo o país.

Agência LUSA /
Forest Whitaker (melhor actor principal); Helen Mirren (melhor actriz principal); Jennifer Hudson (melhor actriz secundária) e Alan Arkin (melhor actor secundário) EPA

Por estrear está "Dreamgirls", de Bill Condon, um dos grandes perdedores na cerimónia dos Óscares.

O filme "Entre Inimigos", do realizador Martin Scorsese, que foi o grande vencedor da 79 edição dos Óscares ao arrecadar quatro troféus, estreou em Portugal a 09 de Novembro do ano passado.

Há quase quatro meses nas salas de cinema portuguesas, a longa- metragem "Entre Inimigos" arrecadou na noite de domingo os troféus de melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor montagem.

A estatueta dourada de Scorsese, a primeira aos 64 anos e após 48 anos de carreira, põe termo a uma série de cinco nomeações falhadas aos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas norte- americanas, desde 1981.

"Entre Inimigos", um "thriller" sangrento cuja acção se desenrola nas ruas de Boston, estava em concorrência directa com "Babel", do realizador Alejandro González Iarritu, que estreou em Portugal a 28 de Dezembro do ano passado e que acabou por ser o grande derrotado da noite.

"Babel" - cuja história gira em torno de um incidente trágico que gera uma cadeia de acontecimentos em quatro famílias, em quatro continentes - que concorria em sete categorias, entre as quais a de melhor filme, arrecadou apenas o troféu para melhor Banda Sonora Original (Gustavo Santaolalla).

O filme de Alejandro González Iarritu, com as interpretações de Brad Pitt e de Cate Blanchet, ainda está em exibição nas salas de cinema portuguesas.

Em exibição desde 15 de Fevereiro está o filme "O Último Rei da Escócia", que deu ao actor norte-americano Forest Whitaker o Óscar para melhor actor pelo papel do ditador ugandês Idi Amin Dada.

Em exibição nas salas portuguesas está também o filme "A Rainha, de Stephen Frears, que na noite de domingo deu a Helen Mirren o troféu de melhor actriz pelo seu desempenho como Isabel II de Inglaterra.

A comédia musical "Dreamgirls", uma das grandes derrotadas da noite, tem estreia marcada em Portugal para a próxima quinta-feira.

A academia distinguiu Jennifer Hudson, de 25 anos, com o Óscar para Melhor actriz secundária, pela sua interpretação no filme "Dreamgirls".

O filme, do realizador Bill Condon que retrata a vida e obra das Supremes, estava nomeado em oito categorias mas, acabou por recolher apenas mais um Óscar, o de melhor mistura de som.

O filme "Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos", que valeu ao actor Alan Larkin o prémio de melhor actor secundário, estreou em Portugal a 12 de Outubro e ainda pode ser visto em algumas salas de cinema.

Esta película conquistou ainda o galardão de melhor argumento original.

Também em exibição nas salas de cinema portuguesas está o documentário sobre o aquecimento global "Uma Verdade Inconveniente", que arrecadou os Óscares de melhor documentário e melhor canção original.

O documentário, que estreou em Portugal a 14 de Setembro do ano passado é da autoria do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.

Na próxima quinta-feira estreia nas salas portuguesas "O Labirinto do Fauno", a longa-metragem do mexicano Guillermo del Toro, que arrecadou as estatuetas para melhor direcção artística, caracterização e fotografia.

Também em exibição em Portugal, está a película "A Vida dos Outros", um drama do alemão de Florian Henckel von Donnersmarck sobre a política Stasi nos últimos anos da Alemanha comunista.

O filme de guerra de Clint Eastwood "Cartas de Iwo Jima", que conquistou o prémio de melhor montagem de som, está nas salas de cinema desde 15 de Fevereiro.

A longa-metragem "Happy Feet", a história delirante de um pinguim-imperador que dança sapateado que arrecadou o Óscar de melhor filme de animação estreou em Portugal a 07 de Dezembro e ainda está em exibição em algumas salas do país.
PUB