Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Gravação do último episódio dos Sopranos levanta polémica em New Jersey

Desde o início em 1999 que a série "Os Sopranos" foi recebida em New Jersey com um misto de amor e ódio: amor por, mundialmente, ter posto o Estado no mapa; ódio pelo retrato que dá dele e, particularment e, da comunidade italo-americana.

Agência LUSA /

A produção é conhecida pelo secretismo de que rodeia as filmagens mas, desta vez, sabe-se que o fim da carreira de Tony Soprano terá por cenário uma ge ladaria de bairro, a Holsten`s Brookdale Confectionary, em filmagens a fazer nos próximos meses.

Assim, quando foram entregues na câmara municipal de Bloomfield os pedi dos para a cena final da série ser filmada na gelataria, a primeira reacção do m ayor Raymond McCarthy, casado com uma italo-americana, foi indeferi-los. "Não pe nso que Sopranos mostre a vida típica dos italo-americanos de uma forma positiva ", diz McCarthy. "E também não gosto da forma como as pessoas vêem New Jersey co m base na série `Os Sopranos`".

Das duas primeiras vezes que o pedido foi a reunião camarária, McCarthy mexeu as suas influências e conseguiu que fosse recusado. Já há dois anos, pela s mesmas razões, o xerife luso-americano Armando Fontoura tinha recusado as film agens no seu Condado de Essex, um golpe para a produção da série, já que Tony So prano foi criado em Newark, a principal cidade do estado e do condado.

Mas há italo-americanos que são fãs da série e têm influências de peso.

É o caso de Joseph DiVincenzo, o executivo do condado, que propositadamente vis itou Bloomfield para demover o mayor McCarthy. "Ninguém tem mais orgulho de ser italo-americano do que eu", disse-lhe DiVincenzo, "e não fico de todo ofendido p ela série". Na noite de sexta-feira, Brian Aloia, advogado da cidade de Bloomfi eld, determinou que o conselho municipal não tinha que se pronunciar sobre o ped ido por as filmagens irem ser feitas numa zona comercial depois das oito horas d a noite. Visto isso, a secretaria passou as licenças.

David Chase, criador e argumentista da série, visitou por duas vezes a gelataria de bairro e decidiu que as instalações, que datam de 1939, são o cenár io ideal para o último episódio da última temporada da série, que começa a ser t ransmitida a 8 de Abril.

Ron Stark, um dos donos da Holsten`s, está exultante: não somente o seu estabelecimento entra para a história (na época de Verão há excursões turística s guiadas aos locais dos Sopranos) como faz um bom negócio, com os três dias em que a casa estará parada para as filmagens, previstas para o final deste mês.


PUB