"Gravidade" vence sete estatuetas, mas "12 Anos Escravo" ganha o Óscar de melhor filme
Los Angeles, Estados Unidos, 03 mar (Lusa) - A longa-metragem "Gravidade" triunfou, esta noite, na 86.ª edição dos Óscares, ao arrecadar sete estatuetas douradas, mas o mais importante galardão - o de melhor filme - foi para "12 anos escravo".
"Gravidade" conquistou sete galardões - incluindo o de melhor realizador, com Alfonso Cuarón a fazer história, ao tornar-se no primeiro latino a conquistar um Óscar nesta categoria -, enquanto "12 anos escravo" arrecadou três: além de melhor filme, venceu na categoria de melhor atriz secundária (Lupita Nyong`o) e no guião adaptado (John Ridley).
"O Clube de Dallas" também conquistou três Óscares, fazendo o pleno na interpretação masculina: Matthew McConaughey foi eleito o melhor ator principal e Jared Leto venceu na categoria de melhor ator secundário.
Já a atriz Cate Blanchett conquistou, sem surpresas, o Óscar de melhor atriz pela sua interpretação em "Blue Jasmine", realizado por Woody Allen.
"Frozen", por seu turno, arrebatou duas estatuetas douradas - o de melhor filme de animação e o de melhor canção original ("Let It Go") -, o mesmo número das conquistadas por "O grande Gatsby".
Entre os principais galardões, destaque para "A grande beleza" (Itália), de Paolo Sorrentino, eleito melhor filme estrangeiro e para "20 Feet from Stardom", que se impôs como melhor documentário.
Já a curta-metragem de animação francesa "Mr Hublot" venceu o Óscar da categoria que contava com "Feral", de Daniel Sousa, realizador português nascido em Cabo Verde, entre a lista de nomeados.
A grande desilusão da noite foi "Golpada americana", do norte-americano David O. Russell, que apesar das dez nomeações - tal como "Gravidade" - acabou por sair de mãos vazias da gala.
Isto depois de o filme sobre uma operação do FBI, nos anos 1970 e 1980, envolvendo corrupção e máfia, se ter imposto nos Globos de Ouro, em que conquistou três galardões, incluindo o de melhor comédia/musical, melhor atriz e melhor atriz secundária.