Grémio de Vila Real promove ciclo de "Contistas" para dar a conhecer 10 escritores
O Grémio Literário de Vila Real inicia a 13 de Fevereiro o ciclo "Os Contistas da Ruralidade Transmontana e Alto-Duriense", que pretende dar a conhecer a vida e obra de 10 escritores desta região.
O responsável pelo Grémio, António Pires Cabral, disse hoje à agência L usa que este ciclo visa fomentar o "gosto pela leitura e pelos escritores" trans montanos e durienses.
"Queremos dar a conhecer alguns dos nossos escritores, na sua vertente de autores de contos arrancados à nossa realidade rural", frisou.
O ciclo "Os Contistas da Ruralidade Transmontana e Alto-Duriense", que é apresentado por Pires Cabral e Frederico Amaral Neves, começa a 13 de Feverei ro com a apresentação de dados biográficos e bibliográficos de João Aguilar.
José Maria Saraiva de Aguilar nasceu a 23 de Julho de 1913 em Vila Nova de Foz Côa e faleceu em 11 de Março de 1981 em Vila Real, onde exercia a profis são de advogado.
Pires Cabral diz que José Aguilar foi "um contista de mérito", com dest aque para as obras "Agora é Natal", de 1959, "Noite de São Martinho", de 1960, e "Uma varanda sobre o rio", de 1963.
Entre 13 de Março e 11 de Dezembro será apresentada a vida e obra de Ca milo Araújo Correia, Bento da Cruz, António Modesto Navarro, Alberto Lopes, Pass os Coelho, Otílio de Figueiredo, Nuno Nozelos, Montalvão Machado e Pires Cabral.
O Grémio Literário de Vila Real abriu as portas a 11 de Novembro para d ivulgar, promover o estudo e valorizar os escritores e a literatura transmontano -duriense e pretende funcionar como "observatório" da literatura desta região.
Segundo Pires Cabral, a 16 de Março, dia em que se assinala o nasciment o do escritor Camilo Castelo Branco, celebrar-se-á o Dia das Letras Transmontana s e Alto-Durienses com a realização de uma conferência por João Bigotte Chorão e um concurso de retratos ou caricaturas de Camilo Castelo Branco.
A 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, o Grémio realiza um Encontro de E scritores Transmontanos e Alto-Durienses, com o qual se pretende criar uma oport unidade de convívio e conhecimento mútuo.
Esta instituição vai ainda associar-se ao centenário do escritor transm ontano Miguel Torga, que se comemora este ano, com a realização, em Abril, de um lanche evocativo da malga de tripas que o autor comeu com o pai antes da partid a para o Brasil e de uma viagem de comboio histórico entre Vila Real e a Régua.
Em Junho, a Urze-Teatro vai dramatizar contos de Miguel Torga e o salão luso-galaico de caricatura, que decorre entre 23 de Junho e 31 de Julho, será d edicado ao escritor natural de São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa.
A 7 de Julho, o político e poeta Manuel Alegre realiza uma palestra sobre Miguel Torga.