Grupo de Pais do Amaral vale cerca de 80 ME
Lisboa, 28 Dez (Lusa) - O grupo editorial do empresário Pais do Amaral, constituído por seis empresas, vale cerca de 80 milhões de euros entre as editoras gerais e as de livros escolares, disse hoje à Lusa fonte do grupo.
"O valor do grupo todo, entre edições gerais, editoras de livros escolares e contabilizando as exportações, não anda longe dos 80 milhões de euros", adiantou.
Miguel Pais do Amaral finalizou hoje a compra da editora Dom Quixote, tornando-se líder em edições gerais, tendo quinta-feira adquirido também a Nova Gaia, o que colocou o grupo na vice-liderança do mercado de edições escolares.
Com estes negócios, o antigo dono da TVI passou a ter uma quota de 30 por cento do segmento das edições escolares, tendo sido necessário um parecer da Autoridade da Concorrência para que a aquisição fosse finalizada, já que esta entidade é obrigada a pronunciar-se sempre que o negócio crie ou reforce uma quota superior a 30 por cento no respectivo mercado.
Já no segmento das edições gerais, "não foi necessária a autorização da Autoridade da Concorrência porque se trata de um segmento muito fragmentado, pelo que o grupo fica muito longe dos 30 por cento" de quota, explicou a mesma fonte.
Pais do Amaral é actualmente proprietário de seis editoras, juntando à Dom Quixote e à Nova Gaia a Caminho (que representa o prémio Nobel português José Saramago), a Asa, a Texto Editora, e a Gailivro.
O objectivo agora é criar um grupo editorial líder de mercado em Portugal e nos países africanos de expressão portuguesa.
Para isso o grupo irá passar por uma fase de reorganização interna e de crescimento orgânico para, a médio prazo, iniciar um segundo ciclo de aquisições fora de Portugal, nomeadamente no mercado brasileiro.
Embora não seja possível avaliar o mercado das edições gerais, o segmento das editoras escolares valia em 2004 (últimos dados disponíveis) cerca de 56 milhões de euros, de acordo com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
PMC.
Lusa/Fim