Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Grupo "Pequeno Teatro" leva peça de Luís Sttau Monteiro a Braga

por Agência LUSA

Alina Vaz protagoniza segunda-feira no Instituto da Juventude em Braga a peça de Luís Sttau Monteiro, "Felizmente há Luar", num projecto do grupo Pequeno Teatro que visa "levar o teatro às escolas".

O actor e encenador Carlos Martins, director do grupo, disse à agência Lusa que o objectivo "é apresentar às escolas peças de autores portugueses que correspondem aos currículos escolares".

"A filosofia deste grupo é aproveitar os programas escolares para despertar o interesse dos mais jovens pela teatro", acrescentou.

O repertório do grupo inclui Gil Vicente, Almeida Garrett e Francisco José Viegas.

"Dispomos de uma estrutura leve que facilita deslocarmo-nos a várias partes do país, conforme os convites das escolas", disse Carlos Martins.

A cenografia de João Barros é caracterizada "por elementos marcantes mas facilmente adaptáveis aos diferentes espaços, que permitam uma leitura rápida da cena e o seu entendimento", adiantou.

Além de Alina Vaz, que encarna o papel Matilde, integram o elenco Alberto Villar, Adelaide João, Carlos Martins, Jorge Sequerra, Fátima Severino, Francisco Froes e Luís Pesta.

"Um grupo de actores com experiências de trabalho distintas que valoriza a contracena" salientou à Lusa Carlos Martins.

Alina Vaz interpretou recentemente, com Alberto Villar, "Love letters" de A.R.Gurney, Adelaide João tem trabalho em televisão e Fátima Severino, por exemplo, integra actualmente o elenco de "A reviiista é linda", no Teatro Maria Vitória.

"A Alina Vaz, actriz com cerca de 50 anos de carreira traz uma mais valia a esta peça a que se junta a experiência de palco do Alberto Villar e da Adelaide João ou da Fátima Severino, em contraste com gerações mais novas de actores", disse.

O grupo existe desde 1983 e o balanço "é tanto mais positivo que sobrevivemos por nós sem subsídios e com a satisfação de muitos jovens irem ao teatro porque nos viram e gostaram e tornaram-se espectadores de teatro", disse Carlos Martins.

Luís Sttau Monteiro, falecido em 1993, licenciou-se em Direito e exerceu advocacia por pouco tempo. Colaborador em várias publicações, nomeadamente no suplemento "A Mosca" do Diário de Lisboa, onde criou a secção Guidinha.

Em 1961, publicou "Felizmente há luar", distinguida com o Grande Prémio de Teatro, e a seguir proibida pela Censura. Só em 1978 foi representada, pela primeira vez, no Teatro Nacional Dª Maria II.

A peça vendeu 160 mil exemplares, o que correspondeu a "um estrondoso êxito na época", recordou à Lusa a actriz Alina Vaz.

Luís Sttau Monteiro esteve preso pela polícia política em 1967, após a publicação de outras duas peças, "A Guerra Santa" e "A Estátua".

Escreveu também romances, nomeadamente, "Agarra o Verão, Guida, Agarra o Verão", adaptada como novela televisiva em 1982 com o título "Chuva na Areia", que incluía no seu elenco, entre outros, Alina Vaz, Vergílio Teixeira, Mariana Rey-Monteiro e Natália Luiza.

pub