Grupo Unicer promove debate sobre Comunicação Institucional

O papel da criatividade no contexto da comunicação institucional e da sociedade global vai ser debatido dia 07 de Abril em Vila Nova de Gaia na primeira edição das "Conversas Unicer".

Agência LUSA /

A iniciativa, promovida pelo Grupo Unicer, visa promover, anualmente, a discussão em torno da comunicação institucional e é subordinada ao tema "Pode a Criatividade ser Sustentável?".

A Unicer apresenta também pela primeira vez o projecto "Unicer Dia C - Laboratório Criativo", que será apresentado no mesmo dia nas instalações da empresa em Gaia.

"Os dois projectos têm em comum a temática da criatividade e a inovação", disse à agência Lusa Joana Queiroz, directora de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Unicer.

No projecto "Conversas Unicer" o objectivo é colocar a comunicação institucional em debate.

"A comunicação institucional é, cada vez mais, uma ferramenta estratégica nas organizações mas continua a ser pouco debatida pelos profissionais do sector", referiu Joana Queiroz.

"Com as +conversas Unicer+ pretendemos lançar em Portugal o debate sobre comunicação institucional, estimular a discussão entre os profissionais da área, analisando e discutindo o seu papel nas organizações empresariais", explicou.

Joana Queiroz adiantou que a iniciativa visa abordar novas áreas de actuação, novas ferramentas e avaliar a comunicação institucional em Portugal e no mundo.

De acordo com a responsável, a criatividade foi o tema escolhido para a primeira edição das +Conversas Unicer+ pela "relevância que tem na comunicação institucional e, consequentemente, no mundo empresarial".

"O tema foi escolhido também por causa do papel estimulante que a criatividade pode assumir na sociedade em geral", disse.

A iniciativa contará com as presenças do presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, António Gomes de Pinho, o fundador e director-geral da revista MaisValia, Camilo Lourenço, o director e fundador da Fundação Premsela, Dingeman Kuilman, o director do Institute of Contemporary Arts, em Londres, Philip Dodd, e a fundadora da Experimenta e programadora do CCB Guta Moura Guedes.

A primeira edição das "Conversas Unicer", que vai decorrer a 07 de Abril no Boganicafe, no Cais de Gaia, culmina com a apresentação do projecto "Unicer Dia C - Laboratório Criativo".

Este novo projecto, que será realizado anualmente, é dedicado ao tema "Dos Líquidos" e será apresentado nas instalações da Unicer em Gaia.

"Pretendemos que este evento seja uma porta aberta à manifestação e celebração das diferentes actividades criativas, nas suas vertentes mais inovadoras, contribuindo para o seu desenvolvimento", contou Joana Queiroz.

Na primeira edição do "Unicer Dia C - Laboratório Criativo" será apresentada uma performance que inclui dança, vídeo e poesia e conta com a participação de Mariana Rocha, Luciano Amarelo, Luís Monteiro, Bruno Niel, e do colectivo poético Caixa Geral de Despojos.

Para Joana Queiroz, esta iniciativa é um exemplo claro daquela que pode ser a relação entre a criatividade e o mundo empresarial.

PUB