"Há Festa na Aldeia" no povoado de Vilarinho, em Albergaria-a-Velha
O programa "Há Festa na Aldeia" relativo a Terras de Santa Maria arranca este fim de semana no concelho de Albergaria-a-Velha, para promover as tradições locais de Vilarinho de S. Roque, antes de seguir para outros povoados classificados do território.
Em causa está o programa que a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) lançou em 2013 para valorizar as tradições locais dessa Aldeia de Portugal e das suas congéneres nos concelhos de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Valongo e Gondomar - com espetáculos, gastronomia, mercados regionais, atividades desportivas e outras iniciativas.
"Pelo terceiro ano consecutivo, a aldeia de Vilarinho de S. Roque abre o ciclo de eventos de verão do projeto `Há Festa na Aldeia`, ponto alto de uma iniciativa já com provas dadas na região", declara em comunicado o presidente da ADRITEM, Emídio Sousa.
"[O projeto] cumpre o objetivo de reforçar economicamente estas aldeias, promover o emprego e a competitividade da região, desenvolver o turismo e melhorar os serviços sociais e culturais, sempre com foco na valorização dos patrimónios rural, natural e paisagístico", acrescenta o responsável que preside também á Câmara da Feira.
Em Vilarinho de S. Roque, o programa do "Há Festa na Aldeia" arranca às 10:00 de sábado com um passeio de BTT e inclui outras atividades até ao final de domingo, como uma caminhada junto às margens do rio, teatro de marionetas, concertos, exposições, jogos tradicionais, um mercado e refeições em casa de famílias locais, mediante marcação prévia.
O programa segue depois para a aldeia de Couce, em Valongo, nos dias 4 e 5 de julho, seguindo-se a 18 e 19 o povoado da Areja, em Gondomar, e a 15 e 16 de agosto o de Porto Carvoeiro, onde o concelho da Feira confina com o rio Douro. O ciclo de festas encerra a 12 e 13 de setembro na aldeia de Ul, em Oliveira de Azeméis.
Para além de abranger os cinco núcleos rurais classificados como Aldeias de Portugal nas Terras de Santa Maria, o projeto da ADRITEM alargou-se este ano a povoados do Vale do Sousa, numa replicação do programa por parte da Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa.
A primeira réplica da experiência nesse território verificou-se em maio em Castromil, no concelho de Paredes, e a segunda está prevista para 11 e 12 de julho na aldeia do Burgo, em Felgueiras.
Informações detalhadas sobre os programas de animação em cada uma dessas localidades podem consultar-se em www.hafestanaaldeia.pt.