"Há petróleo no Beato" em edição DVD com biografia inédita de Solnado
O DVD da peça "Há petróleo no Beato", protagonizada por Raul Solnado, que constituiu um êxito de bilheteira na década de 1980, é apresentado sexta-feira no Museu do Teatro, em Lisboa.
O DVD inclui ainda uma biografia do actor, intitulada "O estado da graça", da autoria de Luís Filipe Costa, e o depoimento de Júlio César, um dos autores da peça e que integrou também o elenco.
A actriz Alda Pinto, que fez também parte do elenco, recordou à agência Lusa "o êxito da estreia que se prolongou por cerca de um ano de casas sempre lotadas".
O DVD que integra a colecção "Vídeos RTP" inclui a reportagem do "Telejornal" sobre a estreia desta comédia no Parque Mayer.
"Há petróleo no Beato", de autoria de Raúl Solnado, Gonçalves Preto e Júlio César, relata as vicissitudes de uma família da classe média que em plena crise de energia, julga ter descoberto petróleo no seu quintal depois de colher uma alface.
Esta perspectiva de riqueza irá alterar os comportamentos e amizades, sendo o tema central desta "divertidíssima comédia", explicou Alda Pinto.
Dado o êxito de bilheteira, a peça foi gravada em 1986 para a RTP, pelo realizador Oliveira e Costa.
Além de Raúl Solnado, o elenco é constituído pelos actores Susana Prado, David Silva, Carlos Cunha, Alda Pinto, Alexandra Solnado, João Grosso, Júlio César e pelo locutor Cândido Mota.