HBO domina prémios Emmy com resultados modestos da Netflix
A HBO foi a cadeia que mais prémios Emmy arrecadou esta madrugada, em Los Angeles, levando 30 estatuetas e vencendo em várias das categorias mais importantes da cerimónia.
"Succession" foi considerada a Melhor Série Dramática do ano, "Watchmen" venceu o Emmy para Melhor Minissérie, "Last Week Tonight With John Oliver" foi a Melhor Série de Variedades, `talk show`, e "Bad Education" venceu na categoria de Melhor Filme para Televisão.
Nas categorias de representação, as séries da HBO - que totalizara 107 nomeações - renderam prémios a vários protagonistas, incluindo Regina King, por "Watchmen", Jeremy Strong, por "Succession", Zendaya, por "Euphoria", e Mark Ruffalo, por "I Know This Much is True".
Os números indicam que a HBO conseguiu voltar a superar a concorrência, com especial atenção para a plataforma de `streaming` Netflix, que até tinha recebido um recorde de nomeações para os Emmys, 160, mais do que qualquer outra cadeia na história.
A Netflix totalizou 21 prémios Emmy, sendo apenas dois das categorias principais - Maria Schrader, por "Unorthodox", na realização, e Julia Garner, como Melhor Atriz Secundária, em "Ozark".
Ambas as plataformas conquistaram menos prémios que no ano passado: a HBO levou menos quatro; a Netflix, menos seis.
O mesmo sucedeu com o serviço de `streaming` Amazon Prime, que teve um desempenho fraco, ao contrário do que aconteceu na edição dos Emmys em 2019. A plataforma levou apenas quatro estatuetas, todas por "The Marvelous Mrs. Maisel".
Também a Hulu teve uma contabilidade reduzida por comparação com outros anos, recebendo apenas uma estatueta.
Disney Plus e NBC, com oito Emmys cada, foram os destaques fora do pódio de plataformas de `streaming` que nos últimos anos têm batalhado pelo domínio do panorama televisivo.
"The Mandalorian", da Disney Plus, venceu sete estatuetas. Este serviço de `streaming` foi lançado nos Estados Unidos há menos de um ano e chegou a Portugal este mês.
Sem grandes surpresas nos prémios, a 72.ª cerimónia dos Emmys decorreu em Los Angeles, também sem público, por causa da pandemia de covid-19, e foi apresentada por Jimmy Kimmel.
"O mundo pode estar terrível, mas a televisão nunca esteve melhor", disse o apresentador, sublinhando que estas séries se tornaram mais importantes que nunca para as famílias fechadas em casa durante o confinamento.