Helder Macedo lança no Brasil seu último romance - "Sem Nome"
O escritor português de origem africana Helder Macedo inicia no Brasil o lançamento do seu último romance, "Sem Nome", que conta a trajectória de um advogado bem- sucedido, ex-militante do Partido Comunista Português, a viver na Inglaterra.
O primeiro evento será realizado hoje no Rio de Janeiro e, na quarta-feira, o lançamento será em São Paulo.
Em Brasília, haverá uma noite de autógrafos na Embaixada de Portugal no próximo dia 03.
O quarto romance de Macedo será apresentado também em Belo Horizonte, nos dias 04 e 05 de Maio, e em Niterói, no dia 09.
No livro, de 240 páginas, lançado no Brasil pela editora Record, Helder Macedo conta uma trama repleta de tragédias pessoais do advogado português José Viana, radicado em Londres.
A vida do famoso advogado vira do avesso quando ele se depara com uma jovem de 26 anos que o faz lembrar o passado e um grande amor.
Um dos mais importantes e premiados autores portugueses da actualidade, Helder Macedo iniciou a sua carreira literária em 1957, quando tinha apenas 21 anos, com o livro de poesia "Vesperal".
O autor estreou-se na ficção com "Partes de África" (1991), mas foi "Pedro e Paula" (1998) que lhe garantiu a consagração como ficcionista.
Em 2002, lançou "Vícios e Virtudes", que trata de um dos mitos nacionais de Portugal, o sebastianismo, a crença de que o rei dom Sebastião, morto no Norte da África, voltará da viagem.
Helder Macedo nasceu em 1935 na África do Sul e passou a infância em Moçambique. Mudou-se para Portugal em 1948 e desde 1960 mora em Londres.
Após o 25 de Abril, voltou por um curto período a Portugal e foi ministro da Cultura no governo de Maria de Lourdes Pintasilgo.
Especialista das obras de Camões, Helder Macedo é licenciado em História e Doutorado em Letras pelo King`s College.
Foi professor titular da cátedra Camões do King`s College de 1982 a 2004.