Hip hop em vantagem na categoria portuguesa dos Prémios Europeus da MTV

Boss AC, Mind da Gap, Expensive Soul, David Fonseca e Moonspell são os candidatos a melhor grupo português nos Prémios Europeus de Música da MTV, agendados para 02 de Novembro em Copenhaga, anunciou hoje a MTV Portugal.

Agência LUSA /

Na 13ª edição dos prémios, a categoria "Best Portuguese Act" é dominada pelo hip hop dos portuenses Mind da Gap e Expensive Soul, além de Boss AC, que está nomeado pela segunda vez consecutiva.

O músico David Fonseca, que editou em 2005 o segundo álbum a solo, e os Moonspell, a mais internacional das bandas metal portuguesas, são os dois outros candidatos dos prémios.

Os cinco nomeados foram seleccionados entre mais de quarenta projectos nacionais cujos telediscos passaram ao longo deste ano no canal de música MTV Portugal.

A par do galardão português, outros prémios serão entregues a artistas locais de cada uma das estações da MTV da Europa, como a MTV alemã, polaca, romena, espanhola ou sueca.

No ano passado, os The Gift foram eleitos o melhor grupo português, tendo competido ao lado dos Da Weasel (vencedores em 2004), dos Blasted Mechanism, do projecto Humanos e de Boss AC.

O rapper português volta a estar nomeado este ano e novamente por conta do álbum "Ritmo, Amor e Palavras", que atingiu a platina por vendas superiores a 20 mil unidades.

Na disputa do galardão, Boss AC tem a concorrência do duo de Leça da Palmeira Expensive Soul, à boleia do álbum "Alma Cara", e do veterano trio de Gaia Mind da Gap, que lançou este ano "Edição Limitada".

David Fonseca, que tem estado na estrada a promover o álbum "Our hearts will beat as one", também é repetente nas nomeações da MTV, depois de ter sido candidato ao prémio a solo em 2003 e com o projecto Humanos em 2005.

Os Moonspell, a banda de Fernando Ribeiro, que na próxima semana estará em digressão pela Estónia, Letónia e Finlândia, surgem entre os nomeados com o álbum "Memorial".

Os vencedores serão escolhidos pelos espectadores da MTV e conhecidos a 02 de Novembro em Copenhaga, onde decorrerá a edição deste ano dos Prémios Europeus de Música, sucedendo a Lisboa, que acolheu a edição de 2005.

PUB