História das Utopias

"A utopia é o princípio de todo o progresso e o ensaio preparatório para um futuro melhor" segundo as palavras de Anatole France.

RTP Multimédia /
Antígona

O novo livro de Lewis Mumford "história das Utopias" estará à venda a partir do próximo dia 23 do corrente mês, numa tradução de Isabel Donas Botto e numa edição da "Antígona".

A História das Utopias, escrita e editada em 1922 é uma obra singular, na qual Lewis Mumford faz a análise das utopias históricas, partindo da distinção entre utopias de escape e utopias de reconstrução, nestas incluindo a maioria das utopias literárias clássicas - de Platão a Edward Bellamy, passando por Thomas More, Bacon, Campanella e outros.

Inspirado nos valores humanistas, Mumford adverte-nos das derivas autoritárias susceptíveis de desfigurarem na prática os ideais mais sublimes.

No modo de vida utopiano, cada homem goza da possibilidade de ser um homem porque ninguém tem a possibilidade de ser um monstro.

O principal objectivo do homem é crescer até atingir o limite da estatura da sua espécie.

O autor



Lewis Mumford é mundialmente conhecido como um dos maiores urbanistas do século XX, tendo sido membro dos principais institutos de arquitectura e de planificação urbana nos países de língua inglesa.

Entre as suas obras mais importantes, destacam-se The Culture of Cities (1938), The Condition of Man (1944), Art and Technics (1952) e The City in History (1961). A História das Utopias (The Story of Utopias, 1922) foi um dos primeiros trabalhos de Mumford, e nele repassa o espírito de audácia juvenil com que foi escrito.
PUB