Homenagem a Lyon de Castro na Fundação Mário Soares

Uma exposição de homenagem ao editor Francisco Lyon de Castro (1914-2004) vai ser inaugurada hoje na Fundação Mário Soares, em Lisboa, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.

Agência LUSA /
Lyon de Castro DR

Intitulada "Francisco Lyon de Castro - Cidadão Militante", a mostra pretende divulgar a vida e o trabalho do fundador das Publicações Europa-América, revelou à Lusa Francisco Pedro Lyon de Castro, neto do homenageado.

"A exposição, que tem na comissão de honra Mário Soares e José Manuel Mendes, inclui fotos de 1914 a 2004 e documentação variada, como a ficha do meu avô na PIDE e uma carta que recebeu de Marcelo Caetano", declarou Francisco Pedro Lyon de Castro, que é também responsável editorial da Europa-América.

A mostra, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Jorge Sampaio, vai inaugurar dois outros pólos em Lisboa: a 12 de Maio na União dos Comerciantes e a 18 de Maio na Associação 25 de Abril.

A 25 de Maio, com o arranque da 75ª Feira do Livro de Lisboa, os painéis de texto e fotografia da exposição sobre Francisco Lyon de Castro - que nos anos 40 fundou a casa editorial com o seu irmão Adelino Lyon de Castro - vão deslocar-se para o Parque Eduardo VII.

Francisco Pedro Lyon de Castro acrescentou à Lusa que a homenagem ao seu avô terá o seu apogeu em Outubro, "quando for publicado um livro com 93 testemunhos sobre o homem e o editor", obra que tem já lançamento previsto na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

Responsável pela edição de diversas obras proibidas pelo Estado Novo, Francisco Lyon de Castro entregou à Fundação Mário Soares, para digitalização, vários documentos relacionados com a censura e apreensão de livros, que foram depois editados em CD-Rom.


PUB