Homenagem a Madalena Sá e Costa no Palácio Foz

Lisboa, 11 Jul (Lusa) - O violoncelista Paulo Gaio Lima dá um recital de violoncelo dia 16 na Sala dos Espelhos do Palácio Foz no quadro de uma homenagem à violoncelista e professora Madalena Sá e Costa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Gaio Lima interpretará peças para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach.

Na mesma sessão, com início às 18:00, a homenageada apresentará, com João Maria de Freitas Branco, o seu livro "Memórias e recordações".

Discípula de Guilhermina Suggia, Madalena Sá e Costa concluiu o curso de violoncelo no Conservatório Nacional e complementou a sua formação com Paul Grummmer, Gaspar Cassadó, Sandor Vegh e Pablo Casals, entre outros.

Vencedora de importantes prémios nacionais e internacionais, a violoncelista formou durante 50 anos um duo com a sua irmã, a pianista Helena Sá e Costa.

Com a irmã e o violinista Henri Mouton fez parte do Trio Portugália, que se alargou depois em Quarteto - com o mesmo nome - com a entrada do violetista belga François Broos.

Madalena Sá e Costa tocou com orquestras dirigidas por maestros como Pedro de Freitas Branco, Frederico de Freitas, Fritz Riegger, Pedro Blanch e Silva Pereira e integrou formações como a Orquestra sinfónica da Emissora Nacional, Instrumentistas da Orquestra sinfónica do Porto e Camerata Musical do Porto, que fundou.

Ao longo da sua carreira, participou em diversos festivais e em júris de concursos de música e foi professora em conservatórios como os da Gulbenkian e de Vila Nova de Gaia.

RMM.


PUB