"Hospedaria", de Pedro Neves, venceu Prémio Transfronteira em Cáceres
Cáceres, 24 out (Lusa) - O documentário "Hospedaria", do português Pedro Neves, venceu hoje o Prémio Transfronteira, na X edição do festival internacional de cinema documental Extrema`Doc, que hoje terminou em Cáceres, Espanha.
Pedro Neves recebeu o prémio das mãos de Raquel Gafanha, responsável do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões.
Dois outros documentários de portugueses - "Kora", de Jorge Carvalho, e "Água para Tabatô", de Paulo Carneiro - encontravam-se entre os 10 finalistas ao Prémio Transfronteira da X edição do Extrema´Doc.
"Muerte accidental de um imigrante. El caso de Alpha Pam" ("Morte acidental de um imigrante. O caso de Alpha Pam", dos maiorquinos Pedro de Echave e Javier González, venceu o Prémio Melhor Longa-Metragem.
O documentário desenrola-se por dois caminhos confluentes: por um lado, a crónica informativa com vista a veriguar o que ocorreu e quem foi responsável, por outro, a história de um jovem imigrante, com sonhos e ilusões, que chegou às Baleares em busca de uma vida melhor e acabou por encontrar a morte.
Ao conhecerem a história de um jovem, forte e vital que em pleno século XXI morre vítima de uma doença curável, os realizadores consideraram obrigatório fazer uma profunda autocrítica e realizaram este documentário como um "alerta" para a sociedade no seu todo.
Com este trabalho, os autores, segundo informou a organização do Extrema´Doc, pretendem lutar contra o esquecimento deste caso e "chamar a atenção sobre um acontecimento gravíssimo que se deve investigar a fundo para evitar que volte a repetir-se".
Já o prémio para Melhor Curta-Metragem foi para "Si j´avais une vache" ("Se eu tivesse uma vaca"), da realizadora e operadora de câmara catalã Norma Nebot.
O Prémio Microdocs, a nova secção do Festival Extrema´Doc estreada este ano por ocasião do 10.º aniversário do certame destinado a trabalhos de autores com menos de 35n anos, foi para "Mi subida al Everes" ("A minha subida ao Evereste"), do argentino Alejandro Huyro.
Na cerimónia, realizada na sede da Caja Almendralejo, em Cáceres, foi homenageado o realizador madrileno Javier Maqua.
A edição deste ano do festival terminou com uma iniciativa solidária em benefício do Banco Alimentar, para ajudar as famílias que vivem em situação de "extrema necessidade".
Os finalistas do X Extrema`Doc - Festival Internacional de Cine Documental y Cooperación para el Desarrollo, foram escolhidos entre os mais de 200 candidatos.