Hot Clube de Portugal reabre hoje em Lisboa

Lisboa, 21 dez (Lusa) - Ao fim de dois anos de portas fechadas, o Hot Clube de Portugal (HCP) volta a acolher hoje o jazz na Praça da Alegria, em Lisboa, com uma atuação do histórico Quarteto do Hot Clube de 1963.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Justiniano Canelhas, Bernardo Moreira e Manuel Jorge Veloso dão o mote para a reabertura do HCP, agora localizado duas portas abaixo da antiga cave onde funcionou durante décadas.

O clube de jazz, fundado em 1948, ficou destruído num incêndio que deflagrou no edifício em dezembro de 2009 e esteve dois anos fechado até ser encontrado um novo espaço na mesma Praça da Alegria.

No "novo" Hot Clube não será preciso descer escadas - como na antiga cave - para assistir a um concerto, a orientação do palco será diferente, há camarins para os artistas, uma sala para exposições e um pátio arborizado, com esplanada e capacidade para acolher concertos.

"O objetivo foi dar um passo em frente na história do clube, pensando sempre que tem características únicas que é preciso salvaguardar. Tentámos fazer algumas pontes, mesmo em termos de desenho do próprio espaço, que fizessem a ligação ao antigo clube", disse à Lusa a presidente do conselho diretivo do HCP, Inês Homem Cunha.

A reabertura, que contou com o apoio financeiro da autarquia de Lisboa, é celebrada com três dias de concertos de hoje até sexta-feira, todos de entrada gratuita, só com formações do Hot Clube de Portugal.

As honras serão feitas com o antigo Quarteto do Hot Clube, que integrou, nos anos 1960, Justiniano Canelhas, Bernardo Moreira, Manuel Jorge Veloso e o saxofonista-barítono belga Jean-Pierre Gebler, já falecido.

Estão previstas ainda atuações do Septeto e da Big Band do Hot Clube de Portugal, assim como `jam sessions` com alunos da escola do clube.

Depois destes três dias de concertos, o HCP deverá iniciar em janeiro a programação regular.

"Gostávamos de ter capacidade financeira para ter mais programação estrangeira. Vamos ter que ver como corre, mas o espírito vai ser o mesmo", disse a responsável, acreditando que a reabertura vai dinamizar a Praça da Alegria.

 

Tópicos
PUB