IGESPAR cria Rota de Monumentos classificados pela UNESCO
Lisboa, 21 Jan (Lusa) - O Mosteiro dos Jerónimos - o monumento português mais visitado - integra uma rota que o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) pretende implementar, disse à Lusa o seu director.
A "Rota Mosteiros Portugueses Património Mundial" inclui os mosteiros da Batalha, Alcobaça e o Convento de Cristo, monumentos que estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.
O director do IGESPAR, Elísio Summavielle, sublinhou à Lusa o interesse turístico da rota, referindo que "só o ano passado o Mosteiro dos Jerónimos recebeu um milhão de visitantes".
O número de visitantes é um factor a ponderar e "poderá vir a ser limitado, a bem da preservação do monumento, como acontece com o Alhambra, em Espanha", alertou o responsável.
Esta rota "tem o interesse de dar a conhecer ao turista mais e melhor, apresentando monumentos que, sendo nossos, são Património da Humanidade".
O projecto da rota exige "pensar em rede, juntar sinergias. Sem isso não há sustentabilidade futura", salientou o director do IGESPAR.
"Ministério da Cultura, autarquias, turismo e agentes sócio-económicos são imprescindíveis ao processo", concluiu Sumavielle.
NL.
Lusa/Fim