III Guitarmania propõe aulas de guitarra para os mais novos
A realização de aulas de guitarra para jovens dos 08 aos 16 anos é a novidade do III Guitarmania, Festival Internacional de Guitarra Clássica, que se realiza em Almada e Lisboa a partir de segunda-feira e até ao dia 23.
O curso, intitulado "Guitarmania Júnior", destina-se a principiantes "mas com algum conhecimento musical", disse à Lusa o coordenador do Festival, Paulo Lourenço.
O Festival desenvolve-se em quatro vertentes: os espectáculos de guitarra clássica, o concurso internacional de guitarristas, as "masterclass" para profissionais e o "Guitarmania Júnior".
Segundo Paulo Lourenço, o concurso atinge este ano o seu número recorde de participantes internacionais, estando representadas oito nacionalidades, com músicos vindos de Espanha, Croácia, Alemanha, Holanda, Brasil, Israel, entre outros.
Além do vencedor do concurso, que receberá um prémio com o valor pecuniário de mil euros, será ainda atribuído o Prémio Fernando Lopes Graça, no valor de 350 euros, destinado ao melhor intérprete de uma composição de autor português.
Até agora estão inscritos 20 candidatos, mas até à data-limite de inscrição deverá ser atingido o número máximo de 30 concorrentes, admitiu Paulo Lourenço.
Relativamente aos espectáculos do Festival, o mesmo responsável assinalou que "as estrelas são a espanhola Carmen Maria Rós e o húngaro Hubert Kappel".
Carmen Rós apresenta-se segunda-feira pelas 19:30 no Palácio Foz, em Lisboa, e terça-feira, nos mesmos espaço e hora, Hubert Kappel.
Carmen Maria Rós estudou no Conservatório de Música de Múrcia (Sul de Espanha) e obteve uma pós-graduação na Guildhall School of Music, de Londres.
Vencedora do 1º Prémio do Concurso Permanente de Juventudes Musicales em 1986, tem-se apresentado em recitais em várias salas de concertos na Europa, América e Japão.
Hubert Kappel iniciou a carreira em 1977, tendo actuado em vários festivais internacionais de música e dado concertos em salas como o Concertgebouw em Amesterdão e o Auditório Nacional, em Madrid.
O vencedor do concurso Guitarmania do ano passado, o croata Tomislav Vuksic, apresenta-se dia 22 na Aula Magna do campus universitário de Almada, e dia 24, extra-festival, no auditório do Convento dos Capuchos, na aldeia dos Capuchos, junto a Almada.
A sessão final do concurso, que tem apenas uma prova eliminatória - quinta-feira, dia 22 -, realiza-se sexta-feira, dia 23, na Aula Magna do Campus Universitário de Almada, pelas 19:00.
Segundo a organização, estão inscritos 60 músicos profissionais nas "masterclasses" orientadas pelos músicos que se apresentam em concerto no Festival.
"É uma oportunidade única de trabalhar com grandes mestres, de nível mundial", destaca Paulo Lourenço.
O director artístico do Festival, organizado pelo Departamento de Música do Instituto Piaget, Dejan Ivanovich, dá um recital na próxima quarta-feira, no Palácio Foz, com Michalis Kontaxakis.