Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

"Ímpios" espetáculo de teatro imersivo e de terror estreia-se no palácio Cabral

por Lusa

Um espetáculo de teatro imersivo e de terror é o que prometem o teatro Reflexo e o projeto Casa Assombrada com o espetáculo "Ímpios", que se estreia na quinta-feira, no Palácio Cabral, em Lisboa.

"E se afinal descobrires que é de ti próprio que tens medo?" é a interrogação que está na base do conceito desta nova forma de teatro imersivo, que vai decorrer em três salas, com três elencos, mas apenas uma história, em algumas partes daquele palácio, junto à calçada do Combro.

Com criação e direção de Michel Simeão, "Ímpios" divide-se entre um espetáculo de teatro com narrativa realista e perturbadora e um jogo que convida ao absoluto terror, já que implica explorar o interior da casa onde decorre de modo a que se possa atingir os objetivos do grupo.

A história centra-se num casal que decide embarcar numa experiência que lhes promete muita adrenalina e, sobretudo, muito medo.

E é com esta quebra de rotina e simultânea busca de novas formas de entretenimento que chegam à casa dos Ímpios, um local onde, aparentemente, os episódios ligados ao sobrenatural e a atos de subversão, constituem uma verdade irrefutável.

Apesar de ter pago para viver essa experiência de medo, o que o casal não sabia é que o medo se sente apenas se for real e não fabricado.

Por isso, e quando desaparece a sensação de segurança, ao mesmo tempo que a bizarria se alia ao sobrenatural, estão a abrir a porta para deixar entrar o medo. E impõe-se a pergunta: quanto de si está cada um disposto a deixar nesta casa?

Em cena até final de outubro - mas sem representações em agosto -, "Ímpios" é um espetáculo para maiores de 18 anos, sem exceções, e os ingressos estão condicionados à apresentação de documento de identificação do comprador, segundo o teatro Reflexo.

O espetáculo vai estar em cena de quinta-feira a sábado, com duas sessões por dia -- 21:00 e 23:15 --, e está limitada a 39 pessoas por representação.

A interpretar esta produção da associação cultural e teatral Reflexo vão estar Inês Melo, Joana Sapinho, Luísa Fidalgo, Margarida Moreira, Michel Simeão -- que também assina o texto e a encenação -, Miguel Mateus, Ricardo Denzel, Rita Ruaz e Rui Ferreira Macedo.

O teatro Reflexo nasceu em Sintra, em 2001, e, até 2006, dedicou-se quase em exclusivo a teatro para a infância.

Em 2015, criaram a plataforma Casa Assombrada, que começou por ser uma experiência de terror imersivo, em Belas, e que acabou por se tornar numa estrutura organizada de produção de experiências e espetáculos de terror.

"O internato", realizado em 2017, foi o segundo espetáculo realizado pela plataforma Casa Assombrada.

Tópicos
pub