Influência de Prometeu e Fausto na obra de Pessoa e Goethe em debate

Especialistas em literatura, antropologia e psiquiatria vão analisar quarta-feira a influência dos mitos de Prometeu e Fausto na obra de Fernando Pessoa e Goethe durante um encontro que decorrerá na casa-museu do poeta português.

Agência LUSA /

Trata-se da Segunda Jornada Luso-Alemã, subordinada ao tema "Prometeu e Fausto em Goethe e Pessoa - Cartografias dialogantes", que terá início às 11:00 e terminará às 23:00 com uma performance artística de Luís Moura do Carmo e Nuno Lucas.

Entre os participantes das jornadas contam-se os professores universitários Holger Brohm, investigador das áreas da literatura, censura e estética, Ana Fernandes, especialista em estudos franceses e alemães, e Paula Mendes Coelho, investigadora em literatura comparada, literatura e outras artes.

Também participam Gilda Nunes Barata, poeta e doutorada em filosofia contemporânea, Raquel Nobre-Guerra, mestra em estética e filosofia da arte, o poeta Pedro Vistas, o psiquiatra António Bracinha Vieira e o poeta e também psiquiatra e fotógrafo Nuno Félix da Costa.

Nas sessões, os especialistas vão abordar a influência do mito de Prometeu - o titã (semi-deus) que na mitologia grega liderou a libertação dos humanos da sua subjugação aos deuses - nos escritos de Fernando Pessoa e de Johann Wolfgang von Goethe.

Segundo a mitologia grega, Prometeu cedeu aos homens as palavras, números e fogo, incitando-os a um saber desafiador, acabando por ser dominado e preso, em resultado da fúria divina.

Por seu turno, Fausto aceita a danação ao trocar, num pacto com o demónio, a alma por uma nova vida.

Os especialistas irão analisar o impacto cultural e literário destes dois "heróis da técnica", dotados de inteligência rebelde e inventiva, que tentam exorbitar os poderes humanos à custa do desvendamento de poderes divinos, pondo em risco os seus próprios destinos.

"Fausto e Prometeu", "Da condição fáustica em Pessoa e Bernardo Soares: Inflexões bi-polares síncronas", "O Prometeu agrilhoado na obra de Fernando Pessoa" e "Prometeu derivado em Goethe, Pessoa e Müller" são alguns dos temas das sessões em programa.

PUB