Instalação com robôs de Leonel Moura vendida por 30 mil euros
Lisboa, 11 Nov (Lusa) - Uma instalação de campânulas de vidro com robôs insectos no interior, criada por Leonel Moura, foi vendida a um coleccionador português por 30 mil euros, batendo o recorde pessoal de cotação do artista.
De acordo com fonte da Galeria Leonel Moura ARTe, onde a instalação AIR (Art Insect Robots) se encontra patente depois de ter sido recentemente inaugurada, o conjunto "sugere o ambiente de uma selva de vida artificial".
Ao circularem no interior das 51 campânulas de vidro suspensas, os pequenos robôs vão produzindo sons de timbre metálico.
As campânulas foram produzidas na Marinha Grande, numa das poucas fábricas que ainda utilizam a técnica do vidro soprado, o que permitiu que todas as peças sejam distintas com formas e dimensões bastante variáveis, explicou a mesma fonte galeria, situada em Lisboa.
Em declarações recentes à Agência Lusa sobre este novo projecto, Leonel Moura indicou que "os novos robôs são como pequenos insectos, com cerca de dez centímetros, não inteligentes e muito básicos".
"Estes novos robôs estão na linha daqueles que concebi para o Robotárium (em Alverca). São diferentes dos robôs pintores porque não têm inteligência para criar, apenas se movimentam. São em si mesmos uma obra de arte", descreveu o artista.
Desde os anos 90 que Leonel Moura se dedica à bioarte, com especial interesse na área da robótica, criando robôs artistas, um deles colocado no início de 2007 na nova Sala da Humanidade do Museu de História Natural de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O artista defende a tese de que os robôs são uma nova espécie de vida com a qual começamos a partilhar o planeta, "com todas as implicações, positivas e negativas, que daí advêm".
Leonel Moura acredita que "a robótica permite, entre outras coisas, superar o paradigma esgotado da chamada arte contemporânea", que, a seu ver, tem sofrido um "processo de erosão conceptual, concentrando-se num forte subjectivismo individualista, legitimado por efeitos de mercado não muito distintos dos processos de promoção das restantes mercadorias".