Integral dos Prelúdios e Fugas de Chostakovich pela 1º vez em Portugal
O pianista Filipe Pinto-Ribeiro interpreta domingo e terça-feira, pela primeira vez em Portugal, a integral dos Prelúdios e Fugas (Opus 87), de Chostakovich, de quem se comemora este ano o centenário do nascimento.
A integral, dividida em duas partes, será interpretada no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A primeira, domingo às 19:00, inclui os prelúdios e fugas de 01 a 12 e a segunda, terça-feira, às 21:30, os restantes, completando os 24 escritos pelo compositor.
Em declarações à Lusa, o pianista, doutorado com a máxima classificação pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, afirmou que esta obra é "um monumento, dada a sua complexidade de abordagem, dada a especificidade da sua escrita".
Segundo o pianista, "há muitas partes praticamente irrealizáveis por não serem adequadas ao instrumento, o compositor escreveu uma música pura".
Estas peças resultaram de uma viagem do compositor russo a Leipzig (Alemanha), em 1950, para participar nas comemorações dos 200 anos da morte de Johann Sebastian Bach, tendo-as dedicado à pianista Tatiana Nikolayeva, que as gravou.
O pianista português qualificou de "acto de coragem e dedicação" o projecto de interpretar a integral, que "prevê" possa vir a gravar para edição em CD. Os dois concertos serão transmitidos pela RDP Antena.
Nascido no Porto, em 1975, Pinto-Ribeiro estudou com Helena de Sá e Costa e graduou-se com Pedro Burmester na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto, seguindo depois para o Conservatório Tchaikovsky, onde foi aluno de Liudmila Roschina.
Actualmente, lecciona no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, em Almada, e na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, onde tem orientado frequentemente "master classes".
O pianista editou já três álbuns com repertório pianístico variado, incluindo Domenico Scarlatti, Carlos Seixas, Ludwig van Beethoven, Richard Wagner, Serguei Prokofiev, Francis Poulenc, Maurice Ravel ou Gabriel Fauré, e tem prevista a edição de um CD com obras de Bach "no final do ano".
Pinto-Ribeiro é apontado pela crítica nacional e estrangeira como um dos mais virtuosos pianistas portugueses. A revista "Das Corp" da Alemanha qualificou a sua interpretação de "extremamente virtuosa".
O pianista apresenta-se regularmente a solo com diversas orquestras, nomeadamente a Filarmónica da Arménia, a Metropolitana de Lisboa ou a Orquestra Nacional do Porto.
Pinto-Ribeiro é também director artístico do Chostakovich Ensemble.
Chostakovitch, nascido em São Petersburgo, a 25 de Setembro de 1906, cedo mostrou grande aptidão musical.
A sua primeira sinfonia obteve grande sucesso internacional, despertando o interesse de maestros como Arturo Toscaninni, Bruno Walter e Otto Klemperer.
O regime da ex-União Soviética considerou-o o mais importante compositor da sua geração, tendo-lhe feito a partir de 1927 uma série de encomendas oficiais, a primeira das quais foi a Segunda Sinfonia, para comemorar o 10º aniversário da Revolução de Outubro.
Pinto-Ribeiro salientou "a grande liberdade de escrita" do compositor, em contraposição com os "constrangimentos políticos em que vivia".
Algumas obras suas valeram-lhe críticas do órgão oficial do Partido Comunista Soviético, que o chegou a acusar de "formalismo burguês".
O reconhecimento estatal surgirá com a chegada ao poder de Nikita Kruschev em 1953.
O compositor de "O Nariz", ópera apresentada este ano no Teatro S. Carlos, em Lisboa, morreu em Moscovo, vítima de um ataque cardíaco, a 09 de Agosto de 1975.