Inventor do teleponto morre aos 91 anos

Hubert Schlafly, o principal responsável do grupo de engenheiros que inventou o teleponto, morreu no dia 20 de Abril, no Hospital de Stamford, no estado do Connecticut, nos Estados Unidos. Detentor de 16 patentes relacionadas com a televisão, Schlafly foi também responsável pela invenção do primeiro sistema de televisão por cabo que permitia aos assinantes ver programas a pedido.

RTP /
Schlafly usou o teleponto pela primeira vez há três anos, para treinar o discurso para a aceitação de entrada no Cable Television Hall of Fame DR

Segundo os jornais, que só hoje dão a notícia da sua morte, Schlafly recebeu dois Emmys em nome da sua empresa TelePrompTer, que tinha o nome do aparelho de teleponto usado pela primeira vez em 1950, durante as gravações da novela "The First Hundred Years".

Herbert Hoover foi o primeiro político a usar o teleponto em 1952, quando discursou na convenção nacional do Partido Republicano, em Chicago. Desde então o aparelho tem sido utilizado por milhares de políticos em todo o mundo e é essencial em qualquer emissão de televisão.

Diz o jornal "The Guardian" que Schlafly só usou o teleponto pela primeira vez há três anos atrás, quando esteve a treinar o seu discurso para a aceitação de entrada no Cable Television Hall of Fame, uma lista de personalidades que pretende homenagear todos os que tiveram um papel fundamental na história da televisão por cabo no mundo inteiro.

PUB