Investigação sobre "O Combate" de padres exorcistas lançada em livro
Uma investigação do jornalista Luís Costa Ribeiro sobre experiências de sacerdotes que fazem exorcismos em Portugal, enquadrada por uma análise psicológica e antropológica, é hoje lançada em livro com o título "O Combate".
Com chancela da editora Ágora, a obra conta com as contribuições do padre António Fontes, pároco de Vilar de Perdizes e iniciador do Congresso de Medicina Popular, e do padre Humberto Gama, que relata factos reais da sua experiência em exorcismos.
O livro "Satanás e o exorcista - O Combate", surgiu na sequência do acompanhamento jornalístico de um caso ocorrido em 2004, na zona do Gerês, onde um homem tinha violado e esfaqueado uma jovem num ritual satânico.
O satanismo consiste na adoração de Satã, a figura do mal que, na tradição judaico-cristã, se opõe permanentemente a Deus, refere Luís Costa Ribeiro.
Contudo, esta prática é ainda mais antiga do que supõe, pois "tem origem na mitologia e está na base das próprias religiões" que "admitem o dualismo permanente: o bem e o mal, a luz e as trevas, o céu e o inferno", acrescenta.
No caso do Gerês, o homem ficou detido preventivamente e começou a receber tratamento psiquiátrico, depois de lhe ter sido diagnosticada uma psicose esquizofrénica.
A pedido da família e com autorização do estabelecimento prisional o padre Humberto Gama visitou-o para estudar os rituais satânicos do caso.
No livro, é descrito o exorcismo realizado ao agressor, acompanhado pelas interpretações do psicólogo e antropólogo João Sanches, que recusa qualquer intervenção do sobrenatural, explicando que este sofria de um delírio em resultado das suas condições de vida.
Por seu turno, o padre Humberto Gama explica, na obra, que, enquanto "o psiquiatra desfaz confusões, o exorcista oferece energias para as ultrapassar" e " não apresenta soluções, mas indica caminhos da libertação e da reconquista de uma certa felicidade perdida".
Natural de Celorico de Basto, Luís Costa Ribeiro trabalhou em rádio e na imprensa escrita regional e nacional, nomeadamente em "Mensagens Agueirenses", "Voz de Trás-os-Montes", "O Comércio do Porto" e no "Correio da Manhã", onde se mantém como correspondente da região norte do país.
O livro é lançado hoje, pelas 18:30, na Livraria Livros& Etc., em Lisboa, com a presença do padre Humberto Gama.