Investigador Alberto Vilaça lança livro sobre a Comuna de Paris
Um conjunto de estudos, alguns dos quais inéditos, sobre a Comuna de Paris, a I Internacional e as suas repercussões em Portugal, da autoria do investigador Alberto Vilaça, foi lançado hoje em Coimbra.
"Trata-se de um conjunto de estudos, de divulgação e investigação, sobre a Comuna de Paris e a I Internacional. Alguns foram já publicados em revistas, outros são inéditos", adiantou o advogado e dirigente histórico do PCP de Coimbra, que tem estudado a história da resistência antifascista em Portugal.
"A Comuna de Paris e a 1ª Internacional Revisitadas em Portugal" (Campo das Letras Editores), adiantou hoje o autor à agência Lusa, destina-se a todos os que se interessam pelo movimento operário socialista e comunista no mundo.
"A Comuna de Paris é importante porque foi o primeiro regime em que houve trabalhadores no poder. É uma referência de diversas correntes socialistas e comunistas", afirmou.
O papel das mulheres durante a administração autónoma da capital francesa, as influências da Comuna em Portugal e em Coimbra e o seu papel no marxismo são alguns dos aspectos desenvolvidos no livro.
A obra reproduz ainda dois textos inéditos de José Fontana e um de Nobre França, duas das principais figuras no lançamento do primeiro partido socialista e operário em Portugal no Século XIX.
O documento de Nobre França é o relatório sobre a situação económica e social de Portugal apresentado ao congresso de Haia da Internacional Socialista em 1872, disse ainda Alberto Vilaça à Lusa.
O historiador revelou que descobriu estes textos no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, do espólio doado pelo resistente antifascista Fernando Piteira Santos.
Outro texto, pouco conhecido, é uma entrevista datada de Abril ou Maio de 1974, dada a uma revista alemã por Vasco Gonçalves, em que este defende que a "Revolução dos Cravos" foi, na Europa Ocidental, "a primeira tentativa de avanço para o socialismo após a Comuna de Paris".
Segundo Alberto Vilaça, o livro inclui ainda uma vasta bibliografia portuguesa sobre a Comuna de Paris, compilação que nunca fora feita até agora.
A apresentação do livro, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, ficou a cargo do escritor Urbano Tavares Rodrigues.