Irene Pimentel - primeiros documentários televisivos sobre a PIDE

Lisboa, 19 Fev (Lusa) - Os primeiros documentários da série da RTP sobre a polícia política, realizados em colaboração com a historiadora Irene Pimentel e que incluirão depoimentos de antigos presos e ex-agentes da PIDE, deverão estar prontos no final do Verão.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Trata-se de um conjunto de seis filmes de uma hora cada um, co-realizados pelo jornalista Jacinto Godinho, e deverão ser transmitidos em 2009, adiantou à agência Lusa Irene Pimentel, Premio Pessoa 2007.

Segundo a historiadora, "há hoje mais interesse pela nossa história recente, e em especial pelos seus aspectos mais obscuros e traumáticos", mas - acrescenta - "é preciso que isso não seja só uma memória subjectiva ou individual".

Entre as gerações mais novas, nascidas já depois do derrube da ditadura, em 1974, "há quem nem sequer saiba o que foi a PIDE", realçou Irene Pimentel.

Muitos jovens ignoram também "a cultura de denuncia" existente então em Portugal.

O número de informadores que colaboravam com a PIDE é igualmente difícil de avaliar - comentou a historiadora - porque "há listas que foram queimadas" e em alguns relatórios conservados na Torre do Tombo "há nomes que foram apagados".

A série está organizada por temas, entre os quais "A PIDE e o PCP", "A PIDE e a Extrema-esquerda" e "A PIDE na Guerra Colonial".

"No final do regime, havia mais agentes da PIDE nas colónias do que na metrópole", referiu Irene Pimentel.

Irene Pimentel, 57 anos, investigadora do Instituto de História Contemporânea, da Universidade Nova de Lisboa, publicou, entre outros títulos, "A História da PIDE", "Mocidade Portuguesa Feminina" e "Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial".

AC.

Lusa/Fim


PUB