Isabel Carlos é nova directora do Centro de Arte Moderna
Lisboa, 12 Jan (Lusa) - Isabel Carlos, crítica de arte, será a nova directora do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, anunciou hoje a instituição.
Licenciada em Filosofia e mestre em Comunicação Social, Isabel Carlos, 46 anos, é crítica de arte desde 1991.
Actualmente é curadora da 9ª bienal de Sharjah, Emirados Árabes Unidos, e, devido a compromissos já assumidos com esta, só assumirá o cargo de directora do Centro de Arte Moderna (CAM) a partir de Abril, substituindo Jorge Molder.
Até essa data, o CAM será dirigido interinamente por Manuel Costa Cabral, director do serviço de Belas-Artes da Fundação.
Jorge Molder, que ocupava o cargo desde 1994, solicitou a reforma antecipada e a cessação das suas funções a partir de 11 de Janeiro por "motivos pessoais".
Isabel Carlos foi assessora da área de exposições de Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura e co-fundadora e subdirectora do Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura, cargo que ocupou entre 1996 e 2001 e no âmbito do qual organizou as representações portuguesas na Bienal de Veneza de 2001 e na Bienal de São Paulo de 1996 e 1998.
Foi ainda membro do júri da Bienal de Veneza em 2003, directora artística da Bienal de Sydney no ano seguinte e curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza de 2005.
EO.