Jacinta canta o jazz que há na pop no Teatro São Luiz

Lisboa, 27 Jan (Lusa) - A cantora Jacinta apresenta a partir de quinta-feira no Teatro São Luiz, em Lisboa, "Songs of Freedom", uma série de seis concertos em que interpretará temas de Stevie Wonder, The Beatles, entre outros artistas pop.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"[É um espectáculo] completamente diferente de tudo o que já fiz. Vai ter música que não é originalmente considerada jazz, são êxitos da música pop dos anos 1960, 1970 e 1980, todos criteriosamente escolhidos por mim, e vamos dar-lhes uma roupagem jazzística - e ainda com mais um desafio, que veio por parte do São Luiz: fazê-lo sem bateria", disse à Lusa a cantora de jazz.

Jacinta, que já gravou para a mais famosa das etiquetas de jazz, a norte-americana Blue Note, será acompanhada em palco pelo saxofone barítono e tenor de Paulo Gravato e pelo piano de Pedro Costa.

A cantora interpretará "Where the Streets Have no Name", dos U2, "And I Love Her", dos The Beatles - um tema que não é dos mais conhecidos mas que é o seu favorito -, "My Baby Just Cares for Me", um tema celebrizado pela Nina Simone, e "Georgia on my Mind", de Ray Charles, entre outros, de autores como James Brown, Bee Gees, Bob Marley, The Beach Boys, Bobby McFerrin, Prince e Stevie Wonder.

Esta série de espectáculos surge "no seguimento" de um disco com música de Zeca Afonso "tratada jazzisticamente".

A ideia é "inovar, inovar, inovar" - explicou Jacinta - "sempre com um cunho jazzístico".

"Disso, eu não prescindo. E com swing. Toda a minha abordagem vocal e musical tem sempre swing, mesmo que seja num repertório que à partida não é de jazz", acrescentou.

"E acho que o desafio está mesmo aí porque, no fundo, a música jazz surgiu assim: foi pegar em canções da Broadway e começar a fazer outro estilo de música que não tinha nada que ver com a Broadway. E por que não fazer isso com música tradicional portuguesa, música do Zeca Afonso, ou música pop dos anos 60, 70 e 80?", interrogou-se.

"As canções são as mesmas! São construídas de forma semelhante às canções da Broadway que deram origem aos standards de jazz", sublinhou.

Nesse sentido, na sua opinião, "isto é jazz, sim senhor, é jazz tradicional, na medida em que vai buscar o ritmo original do jazz de New Orleans, que é o swing e é a abordagem jazzística".

Chamou ao espectáculo "Songs of Freedom", porque a escolha do repertório recaiu sobre temas luminosos, "com uma mensagem muito positiva e leve, que não têm nada de trevas ou de nocturno".

Jacinta apresentará estas "canções de liberdade" no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz até 07 de Fevereiro, de quinta-feira a sábado, às 22:00.

ANC.


PUB