Jacinta é "a melhor artista jovem de jazz" da Europa

A cantora Jacinta foi escolhida por 20 editores europeus da revista Selecções Reader's Digest como "a melhor artista jovem de jazz" da Europa.

Lusa /
Prémio DR

Jacinta, 36 anos, é a única presença portuguesa entre as 27 categorias escolhidas, como "a melhor festa" ou "a melhor arte de rua".

Depois de ter chegado à final de um concurso televisivo, em 1993, que procurava novos talentos, Jacinta mudou-se em 1997 para Nova Iorque, onde estudou na Manhattan School of Music.

"A criatividade constante. O recriar o tema, que obriga a que estejamos muito dentro da música", são o que mais a atrai no jazz, conforme disse à Lusa quando lançou o seu primeiro álbum "Tribute to Bessie Smith".

Na mesma altura Jacinta afirmou que era "uma cantora emotiva, muito mais do que as actuais cantoras de jazz".

"Tribute to Bessie Smith" foi disco de prata (10.000 exemplares vendidos), tendo Jacinta editado posteriormente um álbum com repertório de Thelonious Monk, que considerou "um desafio muito mais difícil, até porque ninguém o canta".

Actualmente, acompanhada por Rui Quitano ao piano e Bruno Pedroso na bateria recria o repertório de José Afonso com vista à edição de um álbum de homenagem ao cantautor, além de se apresentar em vários "espectáculos experimentais" como explicou à Lusa a sua empresária Joana Pereira.

A revista Selecções Reader's Digest tem uma tiragem em Portugal de 120.000 exemplares e de quatro milhões na Europa, seleccionando anualmente o que mais destaca no panorama europeu.
PUB