Jazz anima ruas e cafés de Matosinhos
Grupos de jazz vão animar os cafés e as ruas de Matosinhos a partir de terça-feira, em mais uma edição da iniciativa "O Jazz do Pai Natal".
O "Jazz nos Cafés" abre terça-feira às 22:30 no "Lais de Guia", na marginal, com o quarteto da vocalista Fatucha Leite, que recria os "standards", com Juca Rocha ao piano, Alberto Jorge no contrabaixo e Guilherme Piedade na bateria.
Quarta-feira, à mesma hora, é a vez da "Cafetaria 17", em S. Mamede de Infesta, receber a Dan McAllister Blues Band.
Director musical de "Dracula Spectacular" e "Cinderella" (Hall Green Little Theatre), Dan McAllister foi reconhecido em 1999 como jovem músico britânico de jazz do ano pela Jamhouse, de Jools Holland.
Gravou composições instrumentais para Brian Travers (UB40) e acompanhou Sam Brown no One Ten, em Birmingham.
Dan McAlister, 28 anos, um músico de formação clássica em piano, toca e canta jazz, blues e rock. A acompanhá-lo estarão António Mão de Ferro (guitarra), António Ferro (baixo) e Rui Ferraz "Cenoura" (bateria).
O "Nova Era Café", na Biblioteca Florbela Espanca (junto aos Paços do Concelho) recebe quinta-feira, às 22:30 o Quarteto de Carlos Azevedo, pianista e compositor que dirige actualmente o Departamento de música da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE).
Carlos Azevedo, que ganhou vários prémios de composição e direcção para orquestra sinfónica e de jazz, dirige ainda com Pedro Guedes a Orquestra de Jazz de Matosinhos, tendo actuado com Carla Bley, Steve Swalow, Bob Berg, Mark Turner, Ingrid Jensen e Conrad Herwig.
A segunda frente do "Jazz do Pai Natal", nas ruas de Matosinhos, está a cargo da Desbundixie, banda constituída por sete músicos com formação clássica que neste projecto fazem reviver o jazz dos anos 20, conhecido como "Dixieland".
Originários da zona de Leiria, os Desbundixie já trabalharam com grandes nomes do jazz em Portugal, como o Quarteto de João Moreira, Quinteto de José Meneses, Estardalhaço da Geringonça, Sexteto de Laurent Filipe entre outros.
O grupo é composto por André Venâncio (trompete), Flávio Cardoso (clarinete), César Cardoso (sax-tenor), Ricardo Carreira (trombone), Pedro Santos (banjo), Daniel Marques (tuba) e João Maneta (bateria).
Esta iniciativa insere-se no apoio que a Câmara de Matosinhos dá desde há 10 anos ao jazz, de que a face mais visível é o Festival de Jazz de Matosinhos, um dos principais em Portugal.
Este apoio inclui ainda diversas acções de sensibilização, formação e captação de públicos para este género musical, ao longo de todo o ano, como o "O Jazz vai à Escola", "O Jazz desce à Cidade" e o "Jazz para Todos", abrangendo diferentes sectores da população do concelho.
A Câmara de Matosinhos garante também o apoio à Orquestra de Jazz de Matosinhos, a única grande orquestra de jazz com continuidade funcional e institucional existente em Portugal.