Joana Amendoeira realiza digressão pela Suécia
A fadista Joana Amendoeira inicia na próxima terça-feira uma digressão que a levará a 14 palcos suecos a convite da Rikskonserter, uma fundação governamental de promoção musical.
A fadista actuará acompanhada à guitarra portuguesa por Pedro Amendoeira, Pedro Pinhal à viola e Paulo Paz à viola baixo.
Entre a próxima terça-feira e dia 30 deste mês a fadista actuará todos os dias em cidades diferentes, começando pela capital, Estocolmo, passando por Malm¸, Gõll¸, Lulea e Kirkuna.
Já em Maio a fadista actua dia 03 em Nõsaker, no dia seguinte em Solleftea, encerrando esta digressão sueca em Võsteras.
A fundação sueca apresenta o fado como "o blues português" e refere "a capacidade de interpretação" da fadista, "com a sua voz doce e sublime".
Joana Amendoeira, considerada Revelação do Ano pela Casa da Imprensa, actuou o ano passado no Festival Strickly Mundial, em Montreal (Canadá).
A fadista, que conta com quatro CD editados, entre eles o registo do seu espectáculo o ano passado no Teatro São Luiz, em Lisboa, aposta numa carreira de compromisso "entre a tradição e a modernidade", tendo afirmado à agência Lusa ser essencial dar "a cada um dos fados tradicionais um cunho e estilo" pessoais, mas também "criar novos fados".
"Há que entender o fado numa evolução natural que passa pela tradição, caminhando nos dias de hoje com as preocupações do presente", disse.
No seu último álbum de inéditos, "As saudades do futuro", a fadista interpreta Almeida Garrett, Alda Lara e Augusto Gil, ao lado de poetas contemporâneos como Aldina Duarte, Tiago Torres da Silva e Hélder Moutinho.
Falando sobre a fadista, o musicólogo Rui Vieira Nery salientou à Lusa "a voz belíssima de timbre quente, uma expressividade discreta mas requintada de Joana Amendoeira, uma recusa de qualquer registo artificial de auto-promoção que não seja o da conjunção simples entre palavras e música, voz e instrumentos".
Natural de Santarém, Joana Amendoeira participou em 1994, pela primeira vez, na Grande Noite do Fado de Lisboa, e no ano seguinte na Grande Noite do Fado do Porto.
Em 1998 deslocou-se pela primeira vez ao estrangeiro, actuado no âmbito do evento "Dias de Portugal", organizado pelo ICEP em Budapeste.
Data de 1998 o seu primeiro CD, "Olhos Garotos". Em 2000 actuou em São Paulo (Brasil), no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, e editou o seu segundo álbum, "Aquela Rua".
Em 2001 actuou nos Países Baixos, Itália, Alemanha, Hungria, Brasil, Estados Unidos e França, onde já estivera em 1999 com Carlos do Carmo.