João Hoffman e Margarida Araújo vencem Prémio literário Matllde Rosa Araújo
Lisboa, 20 Nov (Lusa) - João Hoffman e Margarida Araújo, autores de "A Ilha dos Guardadores de Aranhas", primeiro volume da série "A Lenda da Cidadela", venceram o prémio Matilde Rosa Araújo de Revelação na Literatura Infantil e Juvenil, atribuído pela Câmara Municipal de Cascais, foi hoje anunciado.
O livro, edição da Quidnovi, foi escolhido por um júri constituído por representantes da Associação Portuguesa de Escritores (APE), Associação Portuguesa de Críticos Literários (AICL) e Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (IBBY).
Este ano na sua quarta edição, o prémio, no valor de 2500 euros, distingue a primeira obra de um autor nacional no campo da literatura infanto-juvenil.
Ao instituí-lo, a autarquia de Cascais quis homenagear uma escritora "que, ao longo das últimas décadas, tem constituído um forte incentivo para que mais escritores se dediquem a escrever para os mais jovens".
Matilde Rosa Araújo é um dos nomes mais conceituados da literatura portuguesa para os mais novos, autora, nesta área, de uma obra vasta e distinguida com numerosos prémios, com destaque para o Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian (ex-aequo com Ricardo Alberty, em 1980), e o prémio para o melhor livro para a Infância publicado no biénio 1994-1995 ("Fadas Verdes"), atribuído também pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996.
RMM.