Joaquim Semeano vence Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2011

Almada, 21 out (Lusa) -- A obra "Era uma vez um nariz", de Joaquim Semeano, venceu a edição de 2011 do Prémio Literário Maria Rosa Colaço, que distingue literatura infantil, foi hoje anunciado.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A cerimónia de entrega do prémio aconteceu hoje no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. O vencedor recebeu um prémio pecuniário de cinco mil euros, atribuído pela Câmara Municipal (CDU).

Joaquim José Teixeira Vieira Semeano nasceu em Lisboa a 22 de março de 1965 e cresceu no Ribatejo, na aldeia da Barrosa, em Benavente. Em 1983 foi estudar para Lisboa. Quatro anos depois foi estagiar para o Jornal Record, onde ainda hoje trabalha como jornalista.

O autor venceu o Concurso de Poesia da Escola Secundária de Coruche, com o poema "Eu em Fúria", em 1982, e fundou, no ano seguinte, com um grupo de amigos, o jornal O Aldeão, dedicado a dar as notícias da aldeia da Barrosa. Foi coautor de dois programas na Rádio Cultura e Recreio, em Benavente.

A decisão do júri -- composto por Alexandre Honrado, em representação da Câmara de Almada (CDU), Cristina Norton, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, e Carla Maia de Almeida, em representação da Associação Portuguesa para a promoção do Livro Infantil e Juvenil -- foi tomada por unanimidade.

O Prémio Literário Maria Rosa Colaço realiza-se desde 2006 e pretende valorizar e promover a literatura infanto-juvenil, homenageando Maria Rosa Colaço, consagrada escritora de livros para crianças e jovens. Este ano apresentaram-se a concurso 96 obras.

Tópicos
PUB